Cidades

18 de janeiro de 2019 08:41

Carnaval de Edécio Lopes abre as prévias da folia em Maceió

Evento em homenagem ao radialista, escritor e compositor acontece neste domingo, na Orla de Ponta Verde

↑ A programação do Carnaval de Edécio Lopes tem início às 10h na Orla de Ponta Verde (Foto: Cortesia)

O carnaval este ano é só em março, mas a animação na capital alagoana já começa neste domingo (20), às 10h, com o ‘Baile Aberto, O Carnaval do Edécio Lopes’ que faz parte da programação das Prévias Carnavalescas de Maceió.

De acordo com Dinho Lopes, presidente da Liga Carnavalesca e filho do homenageado, o evento é a abertura das prévias carnavalescas. As prévias de Maceió acontecem desde os anos 30 e as recentes, sob a coordenação da Liga têm sido um sucesso cada vez maior. “O Carnaval de Edécio Lopes é uma homenagem que os blocos prestam ao radialista que contribuiu muito para os nossos carnavais. “Transformou-se na abertura do Carnaval de Maceió”, conta.

A programação inicia às 10h, a homenagem será feita com a apresentação da Banda Vulcão da Polícia Militar (PM), seguida do desfile com o boneco gigante do homenageado sob a animação da Orquestra Fogo Pagô da Turma da Rolinha e ainda  apresentação da Banda Sabaki com muito samba para animar todos os foliões alagoanos e turistas.

EDÉCIO LOPES

“O evento homenageia o radialista, escritor e compositor Edécio Lopes pelos 10 anos de saudade. O Objetivo da festa é manter vivos o nome, a história e sua obra para que as novas gerações saibam quem foi Edécio e a contribuição que ele deu ao estado de Alagoas através do seu programa Manhãs Brasileiras que ficou no ar por 50 anos, divulgando nossas belezas naturais, a arte e música dos nossos artistas, a cultura do nosso estado e a promoção de todos os eventos que envolvem o carnaval em Maceió, já que ele foi compositor inclusive de vários frevos que animaram agremiações, como Os filhos da Pauta, Pecinhas de Maceió, Confraria do Rei e autor de páginas inesquecíveis do nosso frevo como Lembre de mim e Cidade Sorriso onde ele cantava todo o amor que tinha por essa terra”, explica Dinho.

Homenageado da Liga este ano será Setton Neto, o eterno Rei Momo

Segundo o carnavalesco e membro da Liga Carnavalesca da Capital Edberto Ticianeli, ao todo serão 17 dias de festa. “A novidade este ano é a homenagem que estamos fazendo a Setton Neto, nosso eterno Rei Momo”.

As prévias de Carnaval de Maceió 2019 prometem ser uma das mais animadas do Nordeste. Os festejos carnavalescos vão oferecer aos foliões a alegria dos tradicionais blocos, além dos bailes de carnaval e do já conhecido Jaraguá Folia. Os desfiles dos blocos já têm dias e horários estabelecidos.

“Serão 17 dias de festa. Na verdade, agora são 14 dias – uma vez que nossas prévias iniciaram ainda em 2018 com o ‘Se liga na Praia’ (Dia Internacional do samba, no dia 2 de dezembro de 2018), em seguida, no dia 7 aconteceu o lançamento do bloco do Rei. No dia 30, a confraternização da Liga”, conta Edberto acrescentando que de janeiro a março a programação das prévias vão agitar os foliões.

Domingo (20) acontece a abertura das Prévias 2019 com o “Carnaval de Edécio Lopes’’. No dia 26 deste mês, a festa continua no Espaço Armazém com o baile Vip, no dia 27 tem no Espaço Agenda o ‘Encontro Frevo-Samba Choro da Rolinha’.

Continuando com os festejos, fevereiro já chega animado já no primeiro final de semana com o Baile vermelho e Preto que acontecerá no Jaraguá Tênis Club no dia 2.  No dia 9 tem a tradicional Panelada da Rolinha – no Barricas. Ainda no dia 9 tem o baile Verde e Branco, no Iate Club Pajussara. Seguindo os festejos de Momo, no dia 15, lá no Centro de Convenções Ruth Cardoso acontecerá o baile dos Seresteiros da Pitanguinha.  No dia 16, um dos mais antigos blocos – Os Filhinhos da Mamãe mostra toda sua irreverência no Jaraguá.

No dia 17 de fevereiro, Seresteiros da Pitanguinha volta a animar os foliões em outro Baile no centro de Convenções.  Dia 22, os amantes de bailes e carnaval vão curtir com o Baile dos Filhinhos da Mamãe, no Museu. Ainda no dia 22, acontecem os desfiles de blocos mais aguardado das prévias, o Jaraguá Folia, que seguindo a tendência do ano anterior os blocos se concentraram no Muséu Théo Brandão e proximidades e seguem pela Praça Marcílio Dias, Avenida Cicero Toledo, Estacionamento de Jaraguá e a dispersão no Misa.

No dia 23, na Orla de Ponta Verde acontecem os eventos e desfiles; Sábado Maior, desfile do bloco infantil – Amiguinhos do Karlotas, bloco Turma da Rolinha, Bloco do Rei, bloco Pecinhas de Maceió. E para encerrar o mês de fevereiro, no domingo (24) tem o Banho de Mar a Fantasia, Bloco Vulcão e Outros.

Fechando toda a programação, no dia 3 de março tem o desfile do Bloco Nega Fulô, na Pajuçara.

Edberto explica que o Pinto da Madrugada saiu da Liga. “Ele não aparece na programação, mas estamos sabendo que vai desfilar.’’ A reportagem tentou contato com os organizadores do bloco para confirmar a data do desfile, mas não obteve respostas.

 

Fonte: Tribuna Independente / Lucas França

Comentários

MAIS NO TH