Cidades

31 de dezembro de 2018 11:10

Queima de fogos movimentará bairros da região lagunar de Maceió na virada de ano

Ação do Movimento dos Povos das Lagoas visa chamar atenção para a exclusão de localidades que margeiam a Mundaú do calendário oficial de festejos da cidade

↑ (Foto: Divulgação)

Neste Réveillon, a laguna Mundaú, uma das maiores riquezas naturais de Alagoas, refletirá as luzes e cores de uma queima de fogos que está sendo organizada pelo Movimento dos Povos das Lagoas. O evento poderá ser observado de vários bairros de Maceió e tem como objetivo chamar a atenção de gestores públicos e da população para a necessária inclusão da região lagunar no plano de ornamentação natalina e no calendário de eventos oficiais da cidade, assim como nos inúmeros serviços e ações básicos dos quais é excluída cotidianamente.

Ainda que a ação esteja sendo produzida pelo ponto de cultura Quintal Cultural, pelo Instituto Ideal, pelo grupo Amigos da Corrida da Canoa e pela produtora cultural Keka Rabelo, a queima só vai acontecer por causa da ajuda de trabalhadores e moradores da região lagunar e de outros integrantes e colaboradores do movimento.

De acordo com o coordenador e fundador do Quintal Cultural, Rogério Dias, os fogos serão posicionados em barcos no meio da lagoa, entre Bebedouro e Vergel do Lago, e a queima poderá ser observada de pontos desses dois bairros e do Trapiche, Bom Parto, Levada, Mutange, Chã de Bebedouro, Santa Amélia, Fernão Velho e Rio Novo, entre outros. Isso tornará possível às famílias, amigos e comunidades se reunirem em diferentes localidades para comemorarem o ano novo.

(Foto: Divulgação)

“Não vai ser uma atração tão demorada como a da orla marítima, uma vez que estamos organizando a atividade de forma independente, mas a ação simbólica servirá para lembrar a todos que nós também temos direito à celebração de ano novo.”, enfatiza o militante.

No Vergel, o ponto de encontro depois da queima de fogos será a Barraca da Celina, que está localizada ao lado do Monumento ao Milênio.

“O mirante da Chã de Bebedouro sem dúvidas será um bom local não apenas para a observação dos fogos, mas também para a confraternização da comunidade. Convidamos moradores desse e de outros bairros a também criarem seus pontos de encontro e a comemorarem a virada do ano.”, completa o representante do Movimento dos Povos das Lagoas.​

Queima de Fogos da Laguna Mundaú 2018

Data: 31 de Dezembro
Hora: a partir das 23:00 horas
Local: Monumento ao Milênio – Vergel beira da Lagoa

Mais Informacoes: 55 82 98849 2085/ 98120 4169

Visitem nossa Fan Page: https://www.facebook.com/MovimentoDosPovosDasLagoas/

#PeriferiaResiste #MovimentodosPovosdasLagoas

Fonte: Movimento dos Povos da Lagoa / Amanda Duarte - Divulgação

Comentários

MAIS NO TH