Cidades

Tribuna Independente é 3º lugar no Prêmio Sincor de Jornalismo

Matéria “Seguro machista” discorre sobre fato de mulher pagar mais caro pelo seguro do automóvel, embora mais de 80% das vítimas fatais em acidentes sejam homens

Por Texto: Rívison Batista 22/11/2018 19h58
Tribuna Independente é 3º lugar no Prêmio Sincor de Jornalismo
Reprodução - Foto: Assessoria

Na noite desta quarta-feira (21), aconteceu a 9ª edição do Prêmio Sincor de Jornalismo Alberto Marinho. O evento aconteceu no Hotel Jatiúca, em Maceió, e é realizado pelo Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de Alagoas. A repórter Thayanne Magalhães, da Tribuna, conquistou o prêmio de terceiro lugar na categoria Jornalismo Impresso com a matéria “Seguro machista”, publicada no jornal Tribuna Independente.

A matéria de Thayanne Magalhães discorre sobre o fato de a mulher pagar mais caro pelo seguro do automóvel, embora mais de 80% das vítimas fatais em acidentes sejam homens. “Fiquei muito feliz pelo 3º lugar. Meu texto concorreu com outros que tratavam de temas bem relevantes, mas consegui ser finalista com uma crítica. Quem julga as matérias são os que vendem o seguro e eu fiquei feliz por aceitarem o tema e me escolherem entre as três melhores deste ano na categoria jornalismo impresso”, afirmou a repórter sobre a premiação.

A jornalista conta que, quando recebeu a informação de que, em algumas capitais do Brasil, as mulheres pagavam mais caro pelo seguro automotivo, resolveu investigar os motivos. “No final das contas, nenhum corretor me convenceu. É puro machismo. As mulheres pagam mais caro, mas são as mais cautelosas no trânsito e são as que mais zelam pelos seus carros. Para comprovar ainda mais a minha tese, descobri, lendo uma pesquisa, que 82% dos casos de acidentes com vítimas fatais são provocados por homens. Então resolvi escrever a reportagem como uma crítica ao mercado. É injusto que a mulher pague mais caro por um produto sem que haja a menor justificativa”, disse a repórter.

Presidente e diretores parabenizam trabalho

A diretora-comercial da Cooperativa dos Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas (Jorgraf), Marilene Canuto, afirma que, mais uma vez, a Tribuna Independente é contemplada com uma premiação com matéria sobre seguros. “Parabenizamos nossa repórter, que, com tanta dedicação e competência, tem se destacado trazendo sempre troféus para nossa cooperativa, compondo um acervo de prêmios, principalmente, neste ano, em que comemoramos 11 anos. Elevar positivamente o nome da nossa cooperativa atraem novos leitores, anunciantes e seguidores das nossas plataformas digitais”, afirmou a diretora-comercial da Jorgraf, cooperativa dona do jornal Tribuna Independente e do portal Tribuna Hoje.

O diretor-administrativo da Jorgraf, Flávio Peixoto, também parabeniza o trabalho da jornalista pelo papel destacado na premiação. “O título e a abordagem da matéria já são bastante chamativos e interessantes, o que acabou sendo um diferencial na temática do prêmio. Para nós, da Jorgraf, que estamos completando 11 anos, é mais um resultado positivo, além de outros que temos, para coroar o ano de 2018”, disse o diretor.

O presidente da cooperativa, José Paulo Gabriel, afirma que o reconhecimento do prêmio é importante para o jornal. “O jornalismo está aí para esclarecer à população como funcionam vários setores, entre eles, o de seguros. Essa é a vantagem de um jornalismo bem apurado: produzir matérias confiáveis para a sociedade”, declarou Gabriel.