Cidades

Semarh apresenta microssistemas como ferramenta de combate à seca

Projeto atenderá 28 comunidades rurais em oito municípios do Sertão

Por Ascom Semarh 05/11/2018 10h57
Semarh apresenta microssistemas como ferramenta de combate à seca
Reprodução - Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) participou um encontro no município sertanejo de Delmiro Gouveia para tratar de questões ligadas à convivência e enfretamento da seca na região.

O evento ocorreu no último dia 31 de outubro e contou com a participação de diversos órgãos públicos e sociedade civil organizada. Representando a Semarh, o secretário-executivo de Gestão Interna, Edilson Ramos informou que o Governo de Alagoas conta com mais um mecanismo para levar água às comunidades carentes.

Numa parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), microssistemas comunitários de abastecimento de água estão em plena execução nas comunidades Quixabeira, Salão e Laginha no município de São José da Tapera, também no Sertão alagoano.

“É mais um benefício direto à população que a partir desses microssistemas poderão contar com água em suas torneiras. A Semarh está utilizando uma metodologia própria para apresentar esta experiência de trabalho nas comunidades. Estamos levando água a quem nunca teve”, destaca Edilson Ramos.

De acordo com Edilson Ramos todos os participantes do evento em Delmiro Gouveia, a exemplo da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Codevasf, Incra, Funasa, prefeituras e movimentos sociais concordaram em utilizar o método Gestão Social de Tecnologias de Águas Rurais (Gestar), apresentado pela Semarh, nos sistemas simplificados de abastecimento de água.

O projeto de microssistemas comunitários de abastecimento de água atenderá 28 comunidades rurais dos municípios de São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Piranhas, Olho d´Água do Casado, Inhapi, Água Branca, Pariconha e Delmiro Gouveia. Estes municípios são atendidos com água do Canal do Sertão.

Quanto aos recursos para o custeio do projeto, Edilson Ramos reitera o trabalho desenvolvido pela Semarh junto ao deputado federal Marx Beltrão que conseguiu alocar R$ 15 milhões para investir na efetivação dos microssistemas, evitando ainda a dependência das famílias com os caminhões-pipas.