Cidades

17 de outubro de 2018 10:41

Vento Nordeste tem velocidade entre 20 a 30 km em Alagoas

Fenômeno deve durar até o final do mês de novembro

↑ Divulgação

O Vento Nordeste já começou a ganhar força em Alagoas neste mês de outubro e permanece até o final de novembro. A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) ressalta que esse é um fenômeno comum para esta época do ano.

O meteorologista Vinícius Nunes Pinho explica que a quanto maior a diferença entre as temperaturas máximas e mínimas, consequentemente há uma intensidade maior dos ventos.

“Essa alternância das temperaturas faz com que haja uma variação na pressão atmosférica na região e quanto maior essa diferença, maior é a incidência de ventos”, esclarece o meteorologista da Semarh.

A velocidade média do vento durante o mês de outubro deve ficar em torno de 25 km/h a 30 km/h, podendo ter rajadas mais intensas até o final de novembro com velocidade entre 40 km/h a 60 km/h.

A intensidade do Vento Nordeste pode ser sentida com mais frequência na faixa litorânea de Alagoas, mas também é caracterizado nas regiões do Sertão, Zona da Mata e Agreste.

Ventos Nordeste podem aumentar número de ocorrências com a rede elétrica

A alta incidência dos ventos nordeste que atingem a região litorânea de Alagoas com rajadas de alta velocidade, comumente na primavera a partir de setembro, podem aumentar o número de ocorrências envolvendo a rede de energia da Eletrobras Distribuição Alagoas. Até o próximo domingo (21), há previsão de rajadas de vento de até 37km/h em Maceió.

Os ventos podem provocar o toque de árvores na rede, mesmo que elas estejam a uma distância adequada dos cabos, provocando interrupção do fornecimento. As rajadas também ocasionam um esforço mecânico excessivo em componentes da rede, como cabos, conexões e estruturas.

O fenômeno provoca ainda o aumento na incidência de maresia na região litorânea, o que causa dano em materiais isolantes da rede e favorece o aumento do número de interrupções. Os consumidores devem registrar ocorrências envolvendo a rede elétrica no Call Center da Distribuidora 0800 082 0196, que funciona 24 horas por dia e é acessível de chamadas originadas de telefone fixo ou celular.

Durante todo o ano, a Eletrobras realiza manutenção da rede elétrica com o objetivo de melhorar continuamente o fornecimento e prevenir ocorrências. Os serviços incluem podas de árvores, lavagem de redes sujeitas à ação da maresia, e substituição de componentes da rede.

“As ações de manutenção são diárias em todo o Estado, mas em épocas extraordinárias de fenômenos da natureza, como ventos e fortes chuvas, é possível que haja um aumento no número de ocorrências, devido às características da nossa rede, aérea e exposta a interferências externas, e pela sua dimensão de mais de 42 mil quilômetros, que atendem a mais de 1 milhão de clientes em todo o Estado”, explica Bruno Amaral, gerente de Manutenção da Eletrobras.

Fonte: Assessorias Semarh e Eletrobras

Comentários

MAIS NO TH