Cidades

11 de setembro de 2018 10:52

Dia Mundial da limpeza fará mutirão nas praias

Voluntários querem conscientizar população e limpar o planeta

↑ Registros da ação realizada em 2017 (Foto: Lara Tapety)

No dia 15 de Setembro acontece o evento mundial Clean Up Day 2018 para refletir sobre o impacto do nosso lixo nas praias, ruas e planeta. Em Maceió, será realizada uma programação de três dias no litoral norte com oficinas nas escolas, cinema na praça e mutirão de limpeza das praias.

O World Cleanup Day é um programa global de ação social voltado para o combate ao problema global de resíduos sólidos, incluindo o problema de detritos marinhos. O movimento nasceu há 10 anos na Estônia, quando 4% da população saíram para limpar todo o país de resíduos despejados ilegalmente, em questão de horas.

Em Alagoas, o evento já acontece há alguns anos, com iniciativa de organizações como o Instituto Biota. Desde 2012 a voluntária Tamara de Vicq tomou a iniciativa de promover ações também, em regiões em que ainda não acontecia e mobilizou outras pessoas no Movimento Praia Limpa. “Acontecia na Pajuçara, como eu morava no Posto 7 e a praia era muito suja a gente resolveu fazer um evento a parte lá. Depois eu me mudei para Guaxuma e continuei fazendo”, disse ela.

A ação do grupo não se resume a um dia por ano. “Na verdade conheci o Helcio quando me mudei para guaxuma, e ele é um entusiasta nessa área de limpeza de praia, fazemos frequentes limpezas de praias, e ele fornece lixeiras para colocarmos nas praias, todas as lixeiras que existem na praia de guaxuma a riacho doce foram colocadas por nós com o patrocínio (lixeiras) dele”, relatou Tamara. A ação agora conta com apoio dos empresários pra poder fazer além do evento, trazer conscientização para a população.

A programação em Maceió acontece a partir do dia 13, com oficinas de placas educativas na Escola Prof. Eduardo Almeida Silva, em Garça Torta, a partir das 16h. Na noite de sexta (14) será apresentado o Cinema na Praça São Pedro, em frente à Igreja São Pedro seguida do bate papo “O Lixo Nosso de Cada Dia”. A programação se encerra com um grande Mutirão de limpeza das praias no sábado (15), a concentração está marcada para 8h no restaurante Samburá (Orla de Guaxuma), o Trajeto irá da Orla de Guaxuma até a Rua Jurubeba (Riacho Doce).

 

Fonte: Tribuna Hoje / Emanuelle Vanderlei

Comentários

MAIS NO TH