Cidades

10 de setembro de 2018 09:35

Alagoas recebe Programa de Doutorado em Letras

Centro Universitário Cesmac e PUC Minas firmam convênio para Doutorado Interinstitucional em Letras

↑ Assessoria

O Centro Universitário CESMAC, firmou parceria com a PUC Minas para oferecer, a partir deste mês, o Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Letras no Centro Universitário CESMAC. Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), o curso será promovido pelo Programa de Pós-graduação em Letras da PUC Minas, no CESMAC. O Dinter terá duração de quatro anos. São quinze vagas para membros ativos do corpo docente do centro universitário e para o público externo.

Durante a assinatura do ato de celebração de acordo entre as instituições, na tarde do dia 5 de setembro, na Galeria de Fotos do Campus Coração Eucarístico, o reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, destacou que o ato marca a ligação entre as instituições que têm filosofias semelhantes. “Desejo que este convênio leve conhecimento a pessoas que irão utilizá-lo a favor da sociedade”.

O reitor em exercício do Centro Universitário CESMAC, professor Dr. Douglas Apratto Tenório, afirmou que a educação é um instrumento de transformação da realidade e que a cerimônia de assinatura reafirma aquilo que as duas instituições têm em comum e acreditam. “Temos a mesma filosofia, mesmas linhas de atuação, somos uma instituição comunitária, pensada para somar e trazer a sua colaboração para a sociedade”, destacou.

Também estiveram presentes à cerimonia a professora Dra. Claudia Cristina Silva Medeiros, pró-reitora Acadêmica Adjunta do Centro Universitário CESMAC; a professora Dra. Juliana Alves Assis, chefe do Departamento de Letras e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras da PUC Minas; a professora Dra. Sandra Maria Silva Cavalcante, coordenadora acadêmica do Doutorado Interinstitucional em Letras (Dinter) na PUC Minas; a professora Dra. Jane Quintiliano Guimarães Silva, coordenadora acadêmica adjunta do Dinter em Letras na PUC Minas e o professor Dr. Hugo Mari, representante docente da Área de Linguística e Língua Portuguesa no Colegiado do Programa de Pós-graduação em Letras.

A área de concentração do Programa de Pós-graduação da PUC Minas é em Linguística e Língua Portuguesa, com linha de pesquisa em Linguagem e enunciação: interações sociais e práticas discursivas.

O Dinter
O Doutorado Interinstitucional visa permitir a formação de um grupo ou turma especial de alunos de doutorado, por curso de pós-graduação reconhecido pelo MEC e já consolidado, como é o caso do Programa de Pós-graduação em Letras da PUC Minas, que possui conceito 5 junto à Capes. Esse tipo de iniciativa permite a utilização da competência de programas de pós-graduação já consolidados, para, com base em formas bem estruturadas de parceria ou cooperação interinstitucional, viabilizar a formação de doutores fora dos grandes centros educacionais.

O Dinter tem por objetivo elevar a titulação do corpo docente, contribuir com a melhoria das publicações e das pesquisas nesta área do conhecimento, promover a qualificação da mão de obra local e regional, de professores pesquisadores para atuar na docência, bem como promover um ambiente de pesquisa teoricamente consistente e socialmente relevante.

A relevância desse projeto de Doutorado Interinstitucional entre o CESMAC e a PUC Minas se deve à excelência e qualidade desse Programa de Doutorado e pela precariedade de vagas em programas de doutorado em Alagoas e região.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH