Cidades

Conselho abre inscrições para a IV Convenção Alagoana de Contabilidade  

Evento será de 25 a 27/10 em Maceió e terá apresentação e premiação dos artigos

Por Assessoria 17/08/2018 11h49
Conselho abre inscrições para a IV Convenção Alagoana de Contabilidade  
Reprodução - Foto: Assessoria

O Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, CRCAL, deu início às inscrições para a IV Convenção Alagoana de Contabilidade, que será realizada de 25/10 até 27/10, no Hotel Jatiúca, em Maceió. A inscrição deve ser feita pelo site www.crcal.org.br e custa R$ 300,00 para profissionais e R$ 150,00 para estudantes, podendo ser parcelado em 3x no boleto.

A programação do evento reúne palestras, debates, painéis, além de apresentações e premiações de trabalhos científicos. Na quinta-feira (25/10), os participantes devem chegar a partir 18h para o credenciamento. Às 19h, haverá a solenidade de abertura. Em seguida, às 20h, terá Stand Up com Ed Gama. O primeiro dia do evento se encerrará com a recepção de boas vindas ao público, palestrantes e debatedores.

Já na sexta-feira (26/10), a programação começará às 8h com a Palestra Simples Nacional (Aspectos Fiscais e Contábeis) com Ângela Andrade Dantas Mendonça ministrando e com Cícero Torquato enquanto mediador do debate. Às 9h40, seguirá com visitação à Feira de Negócios. Logo após, às 10h30, terá a palestra Contabilidade Pública (patrimônio): Processo de Implantação dos Procedimentos Patrimoniais do Governo com Diogo Duarte Barbosa. Encerrando as atividades do período da manhã, haverá o debate sobre o tema com Paulo Henrique Feijó e João Eudes Bezerra Filho.

Após o intervalo para o almoço, às 14h, haverá o Painel sobre Lavagem de Dinheiro com o delegado da Polícia Federal, Agnaldo Mendonça Alves, e o promotor de justiça do MPE-AL, coordenador do Gaesf, Cyro Blatter, o Procurador de Justiça e Coordenador do Gaceo, Antônio Luiz dos Santos Filho. Em seguida, às 15h, haverá a palestra do Juiz Marlos Melek sobre a Nova Lei Trabalhista na Prática – o Dia a Dia e os Diferenciais Competitivos,o debatedor será o Juiz Luiz Jackson Miranda. Às 16h20, os participantes irão visitar a Feira de Negócios. Finalizando a programação do dia, às 16h40, é a vez da palestra CPC 46 – Mensuração do Valor Justo e CPC 47 – Receita do Contrato com Cliente com Mateus Alexandre Costa dos Santos e os debates ficam por conta de Kleber Luis Alves Guedes e Radjalma Lucena Amorim Junior.

No último dia da IV Convenção Alagoana de Contabilidade, sábado (27/10), às 8h, terá a palestra sobre eSocial com Zenaide Carvalho e a debatedora será Liêda Amaral de Souza. Às 10h, os participantes irão percorrer a Feira de Negócios. Logo mais, às 10h30, a programação seguirá com a palestra Accouting Coach: A Fórmula do Sucesso com Fabiano Ribeiro Pimentel. Às 11h30, haverá a premiação dos trabalhos científicos do Prêmio CRCAL de Controle Social, cujos artigos serão apresentados na programação do evento, de forma paralela, no sábado. Às 12h30, será feito o encerramento da IV Convenção Alagoana de Contabilidade.

“A IV Convenção Alagoana de Contabilidade é uma grande oportunidade para que os profissionais e estudantes de Contabilidade e de áreas afins ampliem e atualizem seus conhecimentos. O CRCAL convidou excelentes palestrantes e buscou temas de extrema relevância nos dias de hoje. Convido a todas e a todos para que se inscrevam e participem do evento. Com certeza, teremos momentos muito produtivos ao longo dos três dias de Convenção”, enfatizou o Presidente do CRCAL, Paulo Sergio Braga da Rocha.

Sobre o Prêmio CRCAL de Controle Social

A novidade deste ano na IV Convenção Alagoana de Contabilidade é o Prêmio CRCAL de Controle Social. Com ele, Professores, estudantes e profissionais de Contabilidade e de áreas afins têm uma ótima oportunidade para apresentar seus trabalhos científicos. O tema desta edição do Prêmio é A Contabilidade como Instrumento de Controle Social. Os interessados podem enviar os trabalhos até o dia 10/09 para o e-mail [email protected].

Esta é a primeira edição do Prêmio CRCAL de Controle Social, organizado por um Comitê Científico. Coordenado pelo Contador e professor, Conselheiro do CRCAL, Anderson Barros, o grupo é composto por professores de diversas instituições de ensino. O Comitê definiu as regras de submissão e avaliação dos trabalhos, além dos prazos.

O Prêmio é dividido em cinco áreas temáticas: Promoção da transparência pública e acesso à informação e aos dados públicos; Mecanismos de controle social e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção; e Compliance.

Serão premiados os melhores trabalhos em cada área temática e o melhor artigo no geral. Além da parte escrita, a apresentação também vale pontuação. Os premiados recebem certificados. Os concorrentes devem estar inscritos na IV Convenção Alagoana de Contabilidade para participar do Prêmio. O regulamento com todos os detalhes e exigências do Prêmio estão no site www.crcal.org.br.

De acordo com o Comitê Científico da IV Convenção Alagoana de Contabilidade, o Prêmio tem como objetivos específicos interagir com diferentes públicos e instituições no tocante à disseminação dos conhecimentos sobre Controle Social, tanto em nível regional como nacional, divulgar e fomentar o desenvolvimento de metodologias e práticas que promovam o Controle Social no país.

“A premiação é destinada a reconhecer e divulgar artigos inéditos relacionados a contribuição das áreas de ciências contábeis e correlatas na promoção do Controle Social. Os artigos encaminhados ao evento devem apresentar conteúdo original e, caso sejam considerados relevantes pelo Comissão Científica e aprovados pelos avaliadores, serão publicados nos anais do evento”, explica o coordenador do Comitê, contador, professor e Conselheiro do CRCAL, Anderson Barros.