Cidades

Instituto articula missões técnicas a centros de pesquisa de Israel

Delegação de pesquisadores brasileiros quer firmar relações de cooperação técnica

Por Assessoria 13/08/2018 10h30
Instituto articula missões técnicas a centros de pesquisa de Israel
Reprodução - Foto: Assessoria

Representantes do Instituto Dr. Hemerson Casado Gama e do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS) se reuniram com o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, na primeira semana de agosto, em Brasília.

O objetivo foi articular a ida de uma delegação brasileira ao país que é referência mundial em pesquisas científicas sobre Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). “Ao longo dos últimos anos construí uma rede de contatos em Israel e a reunião com a embaixada visou abrir mais portas, estreitar novas relações e possíveis cooperações técnicas”, explicou Hemerson Casado, cirurgião cardíaco, paciente de ELA há seis anos, e presidente do Instituto Dr. Hemerson Casado.

A delegação brasileira pretende visitar institutos de pesquisa, universidades e laboratórios privados que trabalham no combate a ELA como o Instituto Weizmann de Ciência, a Universidade Ben-Gurion do Neguev, a Universidade Hebraica de Jerusalém e o Hospital Hadassah Ein Kerem. A missão deve acontecer em outubro de 2018.

ISRAEL

O país ganhou destaque mundial ao anunciar descobertas científicas para essa doença até então incurável - como ter conseguido interromper a ELA em alguns pacientes e ter conseguido regenerar músculos em outros casos, tudo através de tratamentos com células-tronco.

ENCERRAMENTO DE ATIVIDADES

Mesmo ameaçado de fechar as portas a qualquer momento - por enfrentar desafios financeiros e por não conseguir firmar convênios que garantam a manutenção do Instituto Dr. Hemerson Casado - a entidade vem cumprindo o papel de estimular pesquisas na ELA e promover intercâmbio entre instituições brasileiras e estrangeiras. Seja para cooperação científica, seja para atrair investimentos para laboratórios de universidades brasileiras ou para participar de estudos multicêntricos.