Cidades

10 de agosto de 2018 12:13

Alagoas vai receber maior evento de tecnologia para a inovação da América Latina

As reuniões do Congresso acontecem no auditório da Casa da Indústria (FIEA)

↑ Casa da Indústria (Foto: Comunicação Sistema Fiea)

Entre os dias 13 e 18 de agosto, profissionais e pesquisadores de todo o Brasil se reúnem em Alagoas para participar do 8º Congresso Internacional do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, o 8º ProspectCT&I. O evento, apontado como o maior do segmento na América Latina, será realizado na capital alagoana.

O evento conta com uma extensa agenda de cursos, palestras e oficinas, a exemplo do Treinamento do SisGen do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Maceió é uma das três capitais do país escolhidas para a realização da oficina, que tem o objetivo de capacitar mão de obra nacional para utilizar o sistema. O curso acontece na segunda (13) e terça-feira (14).

Outro destaque do evento é Ciclo de Debates de Direitos Autorais, que ocorre na terça-feira (14) e o debate sobre o Panorama Atual da Ciência, Tecnologia e Inovação e o papel da Propriedade Intelectual e da Transferência de Tecnologia, que ocorre na quarta-feira (15).

Na sexta (17) há oficinas sobre Roadmaps, ferramenta visual e descritiva que apontará como será o produto ou projeto que um pesquisador ou empresário pretende desenvolver, em cada período de sua evolução. E Indicações Geográficas (IG), usada para identificar a origem de produtos ou serviços. As indicações geográficas são conhecidas há muito tempo em países com grande tradição na produção de vinhos e produtos alimentícios, como França, Portugal e Itália.

Na sequência do 8º ProspectCT&I, acontece ainda o XV Seminário Brasil-Portugal – Internacionalização de Empresas, Empreendedorismo, Inovação e a Transformação Digital. As reuniões do Congresso acontecem no auditório da Casa da Indústria (FIEA). Mais inscrições e informações podem ser obtidas no endereço http://www.profnit.org.br.

O 8º ProspectCT&I também vai sediar a Reunião Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia do Nordeste (Fortec) e o 5º Encontro das Pós-Graduações em Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Inovação, além da reunião sobre internacionalização da temática com a Cátedra Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa/Profnit.

O Profnit

O Profnit é um Programa de Pós-Graduação que oferece mestrado profissional em propriedade intelectual e transferência de tecnologia para a inovação. O programa agrega cerca de 30 instituições nacionais, estando presente em 22 estados brasileiros. A meta é formar mestres com conhecimentos básicos para o diálogo academia-empresa, e para interagir propositivamente com os setores governamental, empresarial e acadêmico.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH