Cidades

Instituto alagoano consegue quinze milhões para pesquisas em ELA

O montante será investido em testes com tecnologias assistivas; Mil pacientes de Esclerose Lateral Amiotrófica farão parte das etapas de avaliação dos projetos

Por Assessoria 06/08/2018 10h49
Instituto alagoano consegue quinze milhões para pesquisas em ELA
Reprodução - Foto: Assessoria

O presidente do Instituto Dr. Hemerson Casado Gama - o cirurgião cardíaco e paciente de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) Hemerson Casado - e o coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS), Doutor Ricardo Valentim, obtiveram êxito em reunião com o Ministério da Saúde (MS) realizada esta semana.

As entidades apresentaram dois projetos de tecnologia assistiva, o Autonomus e Um Anjo Pra ELA, para o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Marco Fireman, e conseguiram financiamento para testes e aplicação acompanhada da tecnologia em mil pacientes. Quinze milhões de reais serão investidos.

“A princípio, pacientes com ELA serão convocados para a primeira etapa, mas a proposta final é que, quando os resultados das pesquisas estiverem concluídos, as tecnologias sejam incorporadas pelo Sistema Único de Saúde, que disponibilizará gratuitamente para os pacientes de todo o Brasil”, explicou Hemerson Casado.

AUTONOMUS

O Autonomus visa devolver autonomia para pacientes que tenham perdido a capacidade motora. Por meio de uma webcam comum em um computador portátil, o paciente é capaz de falar, trocar e-mails, ler livros, entre outras coisas. O projeto chegou a sua 3º etapa em 2017.

UM ANJO PARA ELA

Já o Um Anjo para ELA tem como objetivo auxiliar cuidadores e profissionais de Saúde no monitoramento da ventilação noturna não invasiva de pacientes com ELA. O projeto consiste em uma arquitetura distribuída com um equipamento para monitoramento dos sinais vitais do paciente, um dispositivo móvel para alertas ao cuidador e um supervisório web para permitir a análise pela equipe de Saúde.

Saiba mais sobre o trabalho das instituições em www.hemersoncasado.com e www.lais.huol.ufrn.br.