Cidades

Preparação para obras do Shopping Central inicia neste sábado

Fiscais de posturas, agentes de trânsito e da Guarda Municipal vão trabalhar juntos no apoio aos ambulantes durante a realocação das barraca

Por Secom Maceió 01/08/2018 12h41
Preparação para obras do Shopping Central inicia neste sábado
Reprodução - Foto: Assessoria
As ações para ordenamento do Centro de Maceió continuam. Neste sábado (04), serão iniciadas as obras de demolição dos equipamentos e construções existentes no estacionamento onde será construído o Shopping Central, destinado aos ambulantes que comercializam próximo à Praça dos Palmares. Fiscais de posturas, agentes de trânsito e da Guarda Municipal vão trabalhar juntos no apoio aos ambulantes durante a realocação das barracas. Eles vão para espaços próximos de onde já trabalham para liberação da rua ao tráfego de veículos, como caminhões e tratores, necessários ao desenvolvimento da obra. O trânsito local sofrerá alterações. Segundo o diretor de Convívio Social, coronel Adilson Bispo, foi acertado que, durante a execução do projeto, os ambulantes vão permanecer na mesma região onde estão atualmente, porém devem se deslocar para mais próximo da praça. “Vão continuar ali para alterarmos o mínimo possível toda a mobilidade do Centro e não criarmos transtornos. Eles aceitaram essa dinâmica e acreditam que é possível conviver com a obra”, explica. Aline Phyne é uma das representantes dos ambulantes e disse que a expectativa é grande. “Estamos ansiosos porque, depois de tantas promessas em gestões passadas, agora a gente vê que está acontecendo de verdade. É a realização de um sonho”, revela. Para ela, é importante continuar no mesmo local porque os clientes já estão acostumados: “nesse período, vamos nos ajustar e encaixar em alguns espaços vagos, além de diminuir a quantidade de mercadorias expostas, tudo com o apoio da Prefeitura”, afirma. O titular da Semscs, coronel Ivon Berto, informa que, além das reuniões realizadas para alinhamento das etapas da construção do Shopping Central, os ambulantes foram comunicados oficialmente sobre o início da obra e que devem desocupar o estacionamento e parte da área externa até a sexta-feira (03). “O Shopping Central é uma proposta modelo que vai dar uma paisagem nova ao Centro da cidade. Uma cidade ordenada é mais bonita e proporciona melhor qualidade de vida para a população”, destaca.

As reuniões com ambulantes são constantes para execução do projeto.

Diálogo O diálogo com os ambulantes da região teve início em 2017, quando a Semscs apresentou, aos representantes dos camelôs a proposta inicial do projeto arquitetônico para o local. A equipe de arquitetura mostrou o layout, padrão das barracas e materiais a serem utilizados, bem como fez ajustes com base nas sugestões dos ambulantes. A ideia é ter uma alameda central para apresentações culturais; e os espaços serão setorizados por cores de acordo com os produtos comercializados. Foram realizadas reuniões e visitas técnicas e cadastro dos ambulantes. Os técnicos da Semscs alinharam as etapas do processo, também em reuniões realizadas com a Comissão Administrativa do Centro e com a Engemat, empresa parceira na obra. O projeto inclui a revitalização da Praça dos Palmares. As ações são realizadas pela Prefeitura de Maceió, por meio da Semscs, em parceria com outros órgãos municipais, entre eles: secretarias municipais do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), de Infraestrutura (Seminfra), de Desenvolvimento Sustentável (Semds), além das superintendências de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) e de Transporte e Trânsito (SMTT), de Energia e Iluminação Pública (Sima). A ação conta ainda com o apoio do Gabinete de Governança (GGOV) e da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).