Cidades

Açudes de Fernão velho impróprios para consumo

Moradores não querem que água seja fornecida pela Casal e acreditam que vai encarecer custo da taxa

Por Tribuna Hoje 27/07/2018 12h08
Açudes de Fernão velho impróprios para consumo
Reprodução - Foto: Assessoria

Moradores de Fernão Velho em Maceió estão revoltados com a possibilidade da água do bairro ser fornecida em breve pela Casal - Companhia de Saneamento de Alagoas. A associação do bairro já foi notificada por meio de intimação duas vezes, e neste sábado, dia 28, haverá uma reunião para debater o assunto.

Segundo uma moradora do bairro, que não quis se identificar, a Casal alega que a água dos açudes do bairro está imprópria para o consumo. “O pedido é que os moradores se responsabilizem pela limpeza dos açudes, do contrário, a Casal vai entrar sem autorização para assumir a água de Fernão Velho. A maioria dos moradores, principalmente os mais antigos questionam a imposição, tendo em vista que, a água oriunda da nascente nunca fez mal a ninguém no bairro”, disse.

Ainda de acordo com a moradora, os açudes no entorno de Fernão Velho são enormes e a Casal quer de toda forma ficar com a água do manancial.  “Sou moradora do bairro desde 1979 e nunca ouvi falar de problemas de saúde por conta da água que sai das torneiras de Fernão Velho”, mencionou.

“Uma parte da água do manancial que passava por dentro da fábrica Carmem já foi tomada pela Casal. E o pessoal não está querendo que a Companhia assuma porque vai encarecer bastante a taxa”, frisou.

A Casal por meio da assessoria de comunicação informou que tem projetos para reforçar o abastecimento de áreas da parte alta de Maceió, e que, as obras possuem autorização dos órgãos competentes, como órgãos ambientais.

Acrescentou também que a Casal não opera o abastecimento de Fernão Velho, por possuírem abastecimento próprio, sendo independentes do sistema da Companhia. “A Companhia tem projetos para reforçar o abastecimento de áreas, como Santa Amélia, Medeiros Nelo, Colina dos Eucaliptos, Clima Bom, entre outros, e, para isso, vai usar a água de alguns mananciais que ficam situados em Fernão Velho”.

A Casal esclarece ainda que as obras que serão executadas em Fernão Velho visam atender, os bairros: Santa Amélia, Medeiros Neto, Tabuleiro Velho e Colina dos Eucaliptos. “E, no futuro, atender também o próprio bairro de Fernão Velho, que hoje em dia já é parcialmente atendido pela Casal. Parcialmente pelo seguinte: sempre que tem vazamento na rede ou algum outro problema, chamam a Casal, que vai lá e resolve, mesmo sem faturar de nenhuma forma. Com a presença da Casal, no futuro, também haverá um melhor controle da qualidade da água que eles consomem. Porém, a presença da Companhia como operadora do abastecimento de Fernão Velho ainda está em negociação de como será feita”, finalizou.