Cidades

26 de julho de 2018 08:43

Lançamentos agitam estande de livros na SBPC

Até o fim do evento, Edufal apresenta cerca de 40 novos títulos; segundo diretora, são comercializadas 500 obras por dia

↑ (Foto: Edilson Omena)

A comercialização de livros e lançamentos de novos títulos para o mercado também fazem parte da programação da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e movimentam o pavilhão onde está montado o estande da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal).

Além do estande montado no Pavilhão da ExpoT&C, no campus de Maceió, a Edufal já ocupa a cena com estandes localizados nos campi  da Ufal no interior, na programação da SBPC Educação, até esta sexta-feira (27) em Delmiro Gouveia e Arapiraca. No estande da ExpoT&C, devem ocorrer  cerca de 40 lançamentos até o fim do evento. Os lançamentos acontecerão a partir das 14h, reunindo escritores, pesquisadores, estudantes e diversos membros da comunidade acadêmica. A programação dos lançamentos pode ser vista nas redes sociais da editora.

De acordo com a diretora da Edufal, Lídia Ramires, são sete lançamentos por dia (segunda à sexta-feira). “São 15 novos títulos para o mercado e mais os relançamentos. Esses novos são do edital da Bienal em parceria com a Fapeal e Cepal [Imprensa Oficial Graciliano Ramos], onde foram contempladas 60 obras para serem publicadas. Destas, 15 serão durante a SBPC e as outras em futuramente”, conta a diretora.

Lídia também disse que o espaço consegue vender 500 livros por dia. Mas ressalta que o mais importante no evento e para a editora é a atuação no contexto de maior publicadora das conquistas da Ciência local e ainda como promotora da cultura e das vivências intelectual e acadêmica.

“Assim como a Bienal Internacional do Livro de Alagoas, a SBPC mostra a carência do estado em consumo científico e em cultura de modo geral. O evento desse porte que pela primeira vez está na Ufal, em Alagoas, é imprescindível a participação da Edufal, maior editora científica do estado que tem como principal função divulgar os esforços acadêmicos e os resultados de pesquisas que norteiam o avanço da ciência em Alagoas”, ressalta Lídia Ramires completando que o estande vai além do comércio de livros. “É a oportunidade de contribuir com a popularização da ciência”.

Público pode adquirir livros com desconto

 

A editora também está com promoções especiais durante o evento. Os livros publicados pela Edufal estão com desconto de 50% e os das demais editoras que são comercializados pela Edufal têm desconto de 10%.

Para a Bibliotecária da Edufal, Fernanda Lins, a SBPC está surpreendendo. “Um evento nacional de grande porte que traz pessoas do país inteiro e até de fora está agregando muito valor para a editora. Ter esse evento em um estado como o nosso em desenvolvimento é muito gratificante. A expectativa está correspondendo à magnitude que é a SBPC”, comenta.

Os mestrandos em sociologia pela Ufal, Adson Amorim e Weldja Marques, pontuam que o estande da Edufal tem o objetivo de levar conhecimento a quem passa pelo espaço.

“Além de proporcionar conhecimento científico para a gente que faz a universidade o espaço dialoga também com o público de fora do meio acadêmico. Mostra a produção científica produzida em nosso estado para todo o país”, comenta Adson.

“Acho que é importante pontuar também que a Editora da Ufal publica livros com a temática do nosso estado. Com pesquisadores e autores locais que sabe a realidade de Alagoas. E mostrar isso nesse evento que reúne pessoas do Brasil e do mundo é muito importante. Se transforma até em um debate de ideias”, ressalta Weldja.

Fonte: Tribuna Independente / Lucas França

Comentários

MAIS NO TH