Cidades

28 de junho de 2018 16:03

Alunos da Polícia Militar e do CBMAL são apresentados em aula inaugural

Governador afirma que Alagoas dá exemplo ao Brasil ao investir em Segurança Pública

↑ Foram aprovados no último concurso mil alunos para soldado da PM e 140 para o CBMAL (Foto: Márcio Ferreira / Agência Alagoas)

Os alunos aprovados no último concurso para soldado da Polícia Militar de Alagoas (PM) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) foram apresentados, na manhã desta quinta-feira (28), durante a aula inaugural do Curso de Formação de Praças. A solenidade aconteceu no Ginásio do Sesi, em Maceió, e contou com a presença do governador Renan Filho.

O chefe do Executivo estadual afirmou que Alagoas dá exemplo ao Brasil ao investir em Segurança Pública em meio a maior crise econômica da história republicana do País. “Alagoas dá exemplo ao país de gestão fiscal, o que permite a manutenção das políticas públicas, a realização de novos concursos e a contratação de novos profissionais para a área da Segurança. Isso vai nos ajudar a seguir reduzindo violência”, enfatizou Renan Filho.

Foram aprovados no último concurso mil alunos para soldado da PM e 140 para o CBM. O Curso de Formação de Praças terá duração de 30 semanas. Os alunos da PM receberão instruções práticas e teóricas sobre a atuação da Polícia Militar em sua missão constitucional de policiamento ostensivo e de preservação da ordem pública. Serão trabalhadas, ainda, todas as modalidades de policiamento, a prática de tiro e o treinamento físico.

Aluno PM, Helenilson Bezerra de Melo, 28 anos, disse que sempre almejou integrar as forças de Segurança Pública. “Ter o privilégio de participar da Polícia Militar de Alagoas é uma honra. Trata-se de uma corporação de alto nível e eu estou muito feliz; tenho certeza que terei sucesso pelo fato de a PM de Alagoas ter uma grande corporação com pessoas capacitadas e de alto nível de conhecimento”, declarou Bezerra.

Os alunos do CBM receberão instruções para atuar nas diversas áreas operacionais, sobretudo na defesa e salvaguarda do cidadão. O comandante-geral do CBM, coronel Adriano Amaral, afirmou que o ingresso de 140 bombeiros põe fim a uma espera de mais de 12 anos por novos militares na corporação. “A última turma de soldados formados foi em 2006”, recordou Amaral. “A perda dessa turma de 2006 até hoje foi de quase 400 soldados. Esperamos que a formação seja aquela esperada e que eles absorvam todo o conteúdo”, completou o comandante, lembrando que as aulas serão ministradas no Ginásio do Sesi.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior, enfatizou que o combate ao crime começa pela reestruturação do setor, considerado estratégico. “Isso o governador Renan Filho vem realizando com a instalação de novos Centros Integrados, a construção de novos batalhões, do novo IML, do complexo de delegacias, convocando todas as reservas técnicas pendentes, dentro da legalidade, e realizando novos concursos; portanto vivemos hoje um momento diferenciado na Segurança Pública”, constatou o coronel.

“Nós temos hoje uma Secretaria de Segurança Pública com viaturas de ponta, com armamentos de ponta, com helicópteros, novos prédios e temos, sobretudo, gente nova para entrar nas corporações e garantir que a Segurança siga sendo a nossa prioridade”, acrescentou o governador.

Fonte: Agência Alagoas / Texto: Severino Carvalho

Comentários

MAIS NO TH