Cidades
Índice de reincidência criminal alcança 0% no Núcleo Ressocializador da Capital
Há seis anos, Alagoas conta com uma unidade prisional diferenciada
Como referência, foram utilizados o banco de dados do Tribunal de Justiça e de outros órgãos do judiciário. Após a análise, foi verificado que não houve qualquer tipo de reincidência criminal entre esses custodiados. De acordo com a subchefe do Núcleo Ressocializador, agente penitenciária Poliana Bugarin, a diminuição do índice foi gradual e representa a consolidação de um trabalho contínuo.
"Utilizamos a disciplina, educação, diálogo, trabalho e o fortalecimento dos vínculos familiares como ferramentas para promover a reintegração social. Quando eles retornam para o meio social sem muitas expectativas de vida, a chance de cometer novos crimes é bem maior. Em 2014, o índice de reincidência foi inferior à 5% e, em 2015, menor que 4%. Zerar esse índice em 2017 comprova que estamos no caminho certo", disse.
Uma medida que contribui com a conquista é o acompanhamento semanal realizado por uma coach. Durante os encontros, a profissional os auxilia para que, através do treinamento da mente, os reeducandos tenham a oportunidade de potencializar suas habilidades, traçando novas metas de vida para o pós-cárcere, despertando também a autoconfiança e esperança em dias melhores.
"Acredito que a grande diferença do trabalho desenvolvido no Núcleo é o resgate da autoestima dos custodiados, fazendo com que eles repensem as vidas e os valores. A forma como eles são tratados, participando até da gestão da unidade, atuando como fiscais dos outros internos por meios das comissões, vai resgatando a autoconfiança e fazendo com que eles acreditem que podem ter uma vida melhor", concluiu Bugarin.
Mais lidas
-
1Agreste da Paraíba
Acidente na BR-230 deixa seis mortos e outros feridos, em Soledade
-
2Diversidade
Coletivo transforma estande em vitrine de arte autoral e diversidade
-
3Fatalidade
Mulher morre após saber da morte de duas amigas em acidente na AL-145, em Mata Grande
-
4Competição
Nadador alagoano Alexandre Júnior conquista três medalhas nas Paralimpíadas Universitárias em São Paulo
-
5Fim de uma era no JN!
Saiba quanto William Bonner vai ganhar no Globo Repórter




