Cidades

Arcebispo convida imprensa para bate-papo sobre a influência da Fake News na Igreja

Fenômeno atual também atinge instituições religiosas e será debatido durante Semana das Comunicações

Por Assessoria 08/05/2018 12h21
Arcebispo convida imprensa para bate-papo sobre a influência da Fake News na Igreja
Reprodução - Foto: Assessoria

As notícias falsas que circulam pelos meios de comunicação, as chamadas “fake news”, é um fenômeno atual que atinge vários setores da sociedade, chegando à Igreja Católica. Para conversar sobre o tema e como está sendo tratado no meio eclesial, o Arcebispo de Maceió, Dom Antonio Muniz, convida toda a imprensa para um café da manhã na próxima sexta-feira (11).

O bate-papo acontecerá às 9h no Seminário Arquidiocesano, localizado no bairro do Farol, faz parte das atividades da Semana Arquidiocesana de Comunicação Social deste ano. A sua segunda edição traz como tema: “A verdade vos tornará livres (Jo 8,32) – Fake News e o Jornalismo de Paz”, escolhido pelo Papa Francisco para a data.

As “fake news” foram apontadas pelo Sumo Pontífice como um tema a ser refletido. De acordo com o Santo Padre, estas “notícias” verossímeis são capazes de chamar a atenção dos leitores, apoiadas sobre estereótipos e preconceitos generalizados, e explorar emoções como ansiedade, desprezo, ira e frustração.

Junto com o Arcebispo estará a Irmã Joana Puntel, pertencente à Congregação das Irmãs Paulinas. É jornalista, mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, doutora em Comunicação Social pela Simon Fraser University (Canadá) e pós-doutora pela London School of Economics and Political Science (Inglaterra).

Ela é a atual referência quando se trata de temas relacionados à comunicação e Igreja. E estará reunida durante a semana em diversos momentos para debater o tema com padres, seminaristas, agentes de pastorais e interessados.