Cidades

11 de abril de 2018 20:26

Chuvas podem atingir norte de Alagoas; Maceió pode ter chuvas moderadas

Defesa Civil afirma que orientações foram passadas para municípios

↑ Foto: Rívison Batista / Arquivo/ Imagem ilustrativa

Alagoas em alerta: a previsão do tempo é que o norte do estado pode ser atingido por pancadas fortes de chuva nesta semana. Meteorologistas da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) dizem que o município de Maragogi e cidades próximas devem se preparar para o tempo fechado. Já a Defesa Civil Estadual afirma que já passou orientações para as defesas civis municipais das cidades que podem ser atingidas.

O meteorologista da Semarh Vinícius Pinho afirma que existe risco de chuvas intensas no norte de Alagoas. “Nesta quarta-feira (11), pela manhã, já choveu naquela região do norte do estado. Na região metropolitana, choveu com intensidade mais fraca comparado ao que choveu lá. A tendência é que ocorram algumas pancadas mais fortes até a noite desta quinta-feira (12) na região norte”, diz o meteorologista.

Vinícius Pinho afirma que a região do litoral é a que pode ser mais atingida, principalmente o município de Maragogi e adjacências. O meteorologista diz que não há expectativa para pancadas fortes de chuva em Maceió nesta semana, mas apenas chuvas moderadas pela região metropolitana. “Essas chuvas moderadas podem atingir Maceió entre esta quarta e quinta, mas esperamos que não sejam chuvas fortes, porém não podemos descartar a hipótese de termos uma pancada rápida de chuva nesta semana na capital”, afirma.

O coordenador da Defesa Civil Estadual, major Moisés Melo, afirma que as orientações básicas foram passadas para o município de Maragogi e as cidades próximas. “A competência da Defesa Civil Estadual é a partir do momento que o município não suportar mais o desastre. A competência inicial é da defesa civil do município. As orientações passadas foram, se essa chuva chegar realmente com essa intensidade, a prefeitura colocar abrigos disponíveis na região e o Corpo de Bombeiros estar de prontidão para atender as ocorrências necessárias”, diz o major.

Além disso, o coordenador da Defesa Civil Estadual diz que essas orientações foram passadas para todas as prefeituras da região norte alagoana. “Também estamos fazendo o monitoramento dos rios. Estamos observando os Vales do Paraíba, Mundaú e Jacuípe. Essas águas nascem lá em Pernambuco. Se as águas dos rios começarem a subir, é emitido o alerta para que a defesa civil municipal de cada cidade possa retirar a população das áreas de risco. Esses são os procedimentos básicos que a Defesa Civil Estadual adota”, finaliza o coordenador.

2017

Em Alagoas, no ano passado, no mês de maio, foi registrado em Alagoas um grande volume de chuvas. Neste ano, o meteorologista fala que a previsão é também de uma intensidade maior, mas a diferença é que não deve se concentrar em um curto intervalo de tempo, e, sim, ser distribuída ao longo dos meses.

A Operação Inverno, deflagrada pela força tarefa da Prefeitura de Maceió desde janeiro, mantém seu trabalho preventivo em toda a cidade. O trabalho em conjunto feito pelas secretarias municipais de Maceió está preparando a capital para passar por mais uma quadra chuvosa, período que vai de abril a agosto. O planejamento integrado de diversos órgãos municipais é permanente e tem o objetivo de minimizar danos causados pelas chuvas do inverno.

Fonte: Texto: Rívison Batista

Comentários

MAIS NO TH