Cidades

MPE/AL lança mapa virtual da Rede de Atendimento à Infância do município de Maceió

A ferramenta, que ficará disponível à população no site do MPE/AL, será lançada nesta terça-feira (10)

Por Ascom MPE 10/04/2018 08h46
MPE/AL lança mapa virtual da Rede de Atendimento à Infância do município de Maceió
Reprodução - Foto: Assessoria

Com o objetivo de promover melhorias nas políticas públicas de atendimento integral e de proteção à criança e ao adolescente, o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) fez um levantamento de todas as instituições públicas que atendem a este público no município de Maceió. O resultado é um mapa virtual que mostra a localização, por bairro, de escolas, centros de assistência social, conselhos tutelares, unidades de saúde, segurança e qualquer órgão que ofereça serviços aos jovens. A ferramenta que ficará disponível à população no site do MPE/AL será lançada nesta terça-feira (10), às 9h, durante reunião trabalho do projeto “Crescer com Cidadania”, na sede do Procuradoria-geral,  no Poço.

Todos os órgãos que estão no mapa fazem parte da Rede de Atendimento à Infância do município de Maceió. Bastará um click para descobrir a localização, telefones, endereço, horário de atendimento e áreas de atuação das entidades e instituições voltadas para crianças e jovens.

“O Ministério Público criou uma importante ferramenta para a melhoria na política de atendimento aos adolescentes. Os pais não precisarão fazer uma peregrinação para saber onde seus filhos poderão ser atendidos, o mapa objetiva essa busca. Quando acessar o serviço, o cidadão também terá detalhes de cada participante da rede, quais suas finalidades e como poderá chegar até eles”, disse o coordenador do Núcleo da Infância e Juventude do Ministério Público e coordenador do projeto “Crescer com Cidadania”, Ubirajara Ramos.

Outra finalidade para o mapa é a comparação com o levantamento das áreas com maior incidência de fatos violentos na capital alagoana. Segundo os organizadores da ferramenta, esse dado em específico deverá mostrar lacunas do oferecimento dos serviços ou mesmo os resultados obtidos por cada instituição.

O mapeamento das instituições que fazem parte da projeto Rede de Atendimento à Infância do município de Maceió surgiu por meio do projeto “Rede infância – mapa”, coordenado pela promotora de justiça Alexandre Beurlen, titular da 11ª Promotoria de Justiça da Capital. Para ela, a ferramenta é essencial para o melhor atendimento de crianças e adolescentes.

“Com o mapa virtual a rede está integrada. Poderemos saber quais as entidades com maior procura e, com isso, organizar a demanda para traçar outro diagnóstico que apontará as lacunas e as necessidades de melhorias nas políticas de atendimento aos jovens em Maceió”, disse a promotora de justiça.

Para acessar o mapa clique AQUI