Cidades

5 de abril de 2018 11:02

Prefeito Rui Palmeira entrega Laclim totalmente reformado

O Laclim funciona das 7h às 19h, com coleta de exames pela manhã e entrega de resultados e outros serviços no período da tarde

↑ Secom Maceió

Na manhã desta quinta-feira (05), o prefeito Rui Palmeira, juntamente com o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, reinaugurou o Laboratório de Análises Clínicas de Maceió (Laclim). O local foi entregue após passar por uma completa reforma que vai oferecer mais conforto aos usuários e servidores.

Além do Laclim, os Blocos L (Centro de Diagnóstico) e G (Centro Especializado de Reabilitação – CER III/Fisioterapia) do PAM Salgadinho também foram reformados.

Durante a reinauguração o prefeito destacou a importância do novo maquinário que foi entregue. “É um momento de muita alegria a gente poder entregar todos estes equipamentos, alguns reformados e outros novos. A partir de hoje o PAM passa a funcionar com um material de ponta. Vamos ter tomógrafo, raios X e mamógrafo digitais e teste ergométrico. São várias ações, muitas delas que não existiam aqui no PAM”, afirmou Rui Palmeira.

Com a nova estrutura, ao todo serão realizados mais de 7 mil exames por mês  e uma média diária de 250 pacientes atendidos. “Todos estes atendimentos serão um benefício muito grande, não só para a população de Maceió, mas também para todo o estado, já que muito pacientes de outras cidades procuram a estrutura aqui do PAM salgadinho”, completou.

Com a chegada dos novos equipamentos, o PAM Salgadinho passa a ser o único equipamento de saúde municipal do Nordeste que dispõe de um tomógrafo, que já está em fase de testes e começa a funcionar em cerca de 20 dias. Além do exame de tomografia, o Bloco L dispõe de salas de para ultrassonografia, eletrocardiograma e mamografia.

O secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, comentou os ganhos que as entregas vão proporcionar aos usuários. “Quando nós assumimos a SMS, o Laclim estava fechado e o CER praticamente não existia. Os equipamentos que estamos entregando aqui no Centro de Diagnóstico são fantásticos. Estamos com a sensação de dever cumprido. Nosso objetivo é sempre atender melhor a população que mais precisa”, afirmou o gestor.

Tanto os blocos quanto o Laclim passaram, durante o período de reforma, por uma reestruturação geral. Todas as instalações elétricas e de iluminação foram refeitas, a parte hidráulica foi revista e ganhou reparos. Além disso, foi refeita a pintura de todas as estruturas, as cobertas dos telhados renovadas e as esquadrias recondicionadas ou trocadas.

“O Laclim vai fazer com que a gente possa prestar um atendimento de uma forma muita mais rápida, e, consequentemente, vamos conseguir atender mais gente. Isso acaba sendo bom pra todo mundo. O Laclim tem a intenção de popularizar o exame e torná-lo acessível a quem mais precisa”, concluiu o secretário.

A usuária Creuza Conceição comemorou os avanços na saúde. “A gente tá vendo o trabalho da Prefeitura, especialmente aqui no PAM Salgadinho. Chegou muito material novo e tenho certeza que isso vai melhorar ainda mais a vida da gente que tanto precisa”, disse ela.

O Laclim funciona das 7h às 19h, com coleta de exames pela manhã e entrega de resultados e outros serviços no período da tarde. Toda a demanda de exames para o local será regulada pelo Complexo Regulador de Maceió (Cora) e agendada no PAM Salgadinho ou nas unidades de saúde do Município.

Fonte: Secom Maceió

Comentários

MAIS NO TH