Cidades

Dia Mundial da Água: Mais de 200 mil pessoas conseguem acesso à água em AL

Programas hídricos da Semarh atuam em todas as regiões do Estado

Por Ascom Semarh 22/03/2018 10h28
Dia Mundial da Água: Mais de 200 mil pessoas conseguem acesso à água em AL
Reprodução - Foto: Assessoria

No Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) também celebra os avanços na política pública que expande a água à população que nunca teve acesso ao recurso, bem como às pessoas que o consumiam de forma precária.

Dados do Mapeamento Hídricos da Semarh mostram que 205 mil pessoas foram contempladas com os programas hídricos em 80 municípios de Alagoas. Com recursos próprios, a Semarh desenvolve os programas de Perfuração de Poços e Recuperação de Nascentes nos últimos três anos.

Numa parceria com o Governo Federal e com os municípios alagoanos, estão em plena execução os programas Água Doce e Água Para Todos. E é justamente nesse contexto de preservação e acesso à água que o Estado de Alagoas avança. Os programas hídricos desenvolvidos pela Semarh atendem cidades que mais sofrem com a seca, principalmente nos locais de difícil acesso nas zonas rurais.

O Programa Estadual de Perfuração de Poços já atuou em todas as regiões de Alagoas, chegando a 76 municípios. Os programas hídricos da Semarh já perfuraram  653 poços foram perfurados desde 2015. A iniciativa, segundo o titular da Semarh, o secretário Alexandre Ayres, permite que a população tenha acesso imediato à água, bem como não continue dependente dos caminhões-pipa ou à espera das chuvas.

“Desde que assumimos, fizemos a defesa de que a população precisa ter acesso à água. Água diária e contínua representa o emponderamento da população da zona rural. Graças aos investimentos do Governo de Alagoas, na ordem de mais de R$ 10 milhões, mais de 200 mil pessoas estão sendo contempladas com um recurso tão importante nos últimos três anos”, relatou Alexandre Ayres.

Já a Recuperação de Nascentes revitalizou 106 delas, em 28 cidades. O  processo de recuperação conta com a participação das famílias beneficiadas que recebem orientações sobre a importância de preservar a área com plantações de mudas nativas.

Água para o semiárido

Numa parceria com os ministérios do Meio Ambiente e da Integração Nacional, os programas Água Doce e Água Para Todos, respectivamente, atendem nos municípios do Agreste e Sertão do estado. Justamente nestas regiões a estiagem é predominante e extremamente prejudicial à economia das famílias.

O Água Doce instala sistemas de dessalinização que filtram a água salinizada e transformam 40% do líquido em potável. Atualmente, 50 sistemas com equipamentos estão instalados e funcionando. Mais 50 dessalinizadores serão instalados até o final deste ano.

Quanto ao Água Para Todos, a Semarh tem construído os sistemas de abastecimento simplificado, levando água encanada à porta das residências. O Água Para Todos perfura um poço artesiano e instala o sistema de dessalinização. Mais de quinze sistemas estão funcionando nos municípios do semiárido. Outros 30 sistemas serão instalados até o final de 2018.

População atendida

Com raio de alcance em todas as regiões de Alagoas, os programas hídricos da Semarh beneficiam diretamente à população. É por meio de uma nascente recuperada em Viçosa, no assentamento Dourada, que as terras antes improdutivas, passaram a ter uma nova realidade.

“São hortaliças, raízes e frutas que saem de um solo que só recebia água da chuva e por conta da estiagem não conseguia fazer render o que era cultivado. Era uma terra morta. Vivemos uma nova realidade graças à recuperação desta nascente”, destacou Roberto da Silva, de 53 anos.

Ainda na Zona da Mata, no município de Capela, a comunidade Vieira, também convive com novos tempos. Por lá, o Programa de Perfuraçao de Poços assegura água contínua e diária.

Cícero Ferreira da Hora, de 58 anos, lembra que a seca atingiu de forma drástica a sua família. “Depois que o poço foi perfurado melhorou demais. A gente pegava água potável da cacimba, que não dá para comunidade toda. Antes, o jeito era ir para a barragem, levar toda a família para lá para tomar banho. Hoje, para vista do que a gente estava, toma mais de um banho por dia. Quando a gente vê tem água em abundância de verdade”, enfatizou Cícero.

Saindo da Zona da Mata para o Sertão, os dessalinizadores implantados pela Semarh representam vida nova no Povoado Ouricuri, em Mata Grande. Uma das beneficiadas com o sistema é Maria do Céu de Souza, de 46 anos. Ela destaca que a comunidade tinha acesso à água de qualidade duvidosa.

"Era uma água que cachorro tomava banho, que cavalo bebia e, mesmo assim, a gente tinha que usar para beber e cozinhar, só tinha dela".

A facilidade de acesso à água desde a implantação do dessalinizador pode ser comprovada ao caminhar por Ouricuri. Na roça de Maria do Céu as plantações estão verdes. Além de milho e feijão, ela também cultiva frutas como mamão, banana e laranja - até coqueiros brotaram nas terras dela.

“Tem gente que veste uma roupa melhor e se orgulha, eu não. Hoje eu estou feliz porque compro um sabonete para tomar banho, estou feliz porque tomo banho de água doce e tenho água 100% boa para beber. Somos todos ricos aqui, tem onde comer, onde dormir e água pra tomar”, afirmou a agricultora.