Cidades

20 de março de 2018 17:59

Vida Nova nas Grotas leva ações de saúde ao Jacintinho nesta quarta-feira

População terá acesso à aferição da pressão arterial e glicose, além de vacinas

↑ Ações do Vida Nova nas Grotas irão beneficiar Grota do Rafael (Foto: Divulgação)

Os serviços de promoção da saúde e prevenção de doenças do ‘Vida Nova nas Grotas’ irão beneficiar, nesta quarta-feira (21), a partir das 9h, os moradores da Grota São Rafael, no bairro Jacintinho, em Maceió. O programa é uma parceria do Governo de Alagoas com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

As atividades terão início com serviços de aferição de pressão arterial e glicemia, além de vacinas para atualização do calendário de imunização. A novidade desta ação será a entrega do manguito Uv, uma ótima opção para proteger a pele do envelhecimento e das manchas, como é o caso dos motociclistas, que ficam muito tempo com os braços expostos ao sol.

Para ganharem o brinde, eles terão que se submeter ao teste rápido de HIV, sífilis e hepatites virais. Também terão que comprovar que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da categoria A (motos) ou ACC (ciclomotores), destinada a profissionais.

“Além dos serviços que temos levado à população semanalmente, a ação desta quarta-feira (21) vai contar com as entregas das luvas de braço, um dos acessórios mais importantes para a completa proteção dos raios solares nocivos, que danificam a pele sensível da região dos braços”, destacou Elma Liliane, técnica de Referência das Políticas Transversais da Sesau.

Para conscientizar sobre uma melhor qualidade de vida e os riscos das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e da gravidez na adolescência, a população participará de uma palestra educativa. Por meio dela serão abordados a importância do uso da camisinha, os perigos do sexo desprotegido, assim como os sintomas, características e formas de contágio de infecções, a exemplo da gonorreia, clamídia, sífilis e, inclusive, a Aids.

Aedes aegypti

Com o propósito de auxiliar nas ações de orientação e engajamento para o combate do Aedes aegypti, os agentes de endemias da Sesau vão conscientizar à comunidade da Grota São Rafael sobre os riscos causados pela proliferação do mosquito, que transmite doenças como a dengue, febre chikungunya e o vírus zika. Durante a ação, a equipe mostrará, através de um insetário, toda a evolução do vetor, desde o ovo, larva até a pulpa.

Além disso, haverá também a entrega de repelentes para gestantes e crianças e à população receberá frascos de hipoclorito de sódio, para desinfecção da água destinada ao consumo humano, a fim de prevenir as doenças de transmissão hídrica e alimentar. Por meio de uma palestra educativa, a população será orientada sobre os cuidados diários preventivos para manter uma boca saudável, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH