Cidades

Santa Casa de Maceió forma 26 novos especialistas

Por Assessoria 26/02/2018 13h44
Santa Casa de Maceió forma 26 novos especialistas
Reprodução - Foto: Assessoria

A Comissão de Residência Médica e a Divisão de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Maceió comemoram a formatura de mais uma turma de médicos residentes em solenidade ocorrida nesta quinta (22), no centro de convenções do Hotel Jatiúca. Trata-se da maior turma de médicos residentes formada na instituição alagoana, reunindo profissionais de doze áreas diferentes.

A residência médica é como o Ministério da Educação designa a pós-graduação de médicos no Brasil sob a sua chancela. Ao concluir o curso, o profissional recebe o título de especialista.

Homenagens

Um dos pontos altos da festa foi a homenagem prestada aos preceptores que ajudaram a fundar e a consolidar a Residência Médica na Santa Casa de Maceió, entre eles os médicos Arnon Farias, Cláudia Falcão, Hélvio Chagas Ferro, José Dagmar Vaz e Sandra Márcia Omena.

Ao abrir o evento, o provedor Humberto Gomes de Melo ressaltou a importância de cada um dos homenageados para a instituição, mas fez questão de acrescentar à lista o nome do médico Mário Jucá, que se empenhou pessoalmente junto ao MEC, à época, para trazer o programa de Clínica Médica.

Nos discursos, agradecimentos mútuos de formandos, preceptores e supervisores e a certeza de que aquela formatura marcava não o fim, mas o início de um novo ciclo, conforme frisou o médico Manoel Calheiros, supervisor do Programa de Ginecologia-Obstetrícia.

“Honrem o nome da Santa Casa de Maceió onde atuarem”, pediu Humberto Gomes de Melo aos novos especialistas, referindo-se particularmente aos médicos oriundos de outros estados.

A cardiologista Alayde Rivera, gerente da Divisão de Ensino e Pesquisa, e o geriatra Davi Buarque, presidente da Comissão de Residência Médica, resumiram o foco da área de ensino e pesquisa: aprendizado técnico-científico com profundo senso humanístico.

Novos especialistas

Foram entregues à sociedade alagoana nada menos que 26 novos especialistas sendo:

04 anestesiologistas (médicos Alessandro Santiago de Souza, Danillo Ewerton Oliveira Amaral, Natália Fernandes Sarmento Araújo e Valney de Morais Nunes Teixeira), 01 cancerologista cirúrgico (médicos Cícero Ludgero Alcindo de Melo), 01 cancerologista clínico (médica Monique Ramalho Marinho), 01 cardiologista clínico (médica Ezemita Batista Fernandes), 02 cirurgiões gerais (médicos Mauro Renato Amorim de Barros e Orlito Barros de Azevedo Filho), 06 médicos clínicos (médicos Anderson Feitosa Lisbôa Castro, Antônio Everaldo Vitoriano de Araújo Filho, Gabriela Monte Tenório Taveira, Julia Braga Vaz, Maria Eugênia Farias Teixeira, e Sarah de Souza Lira Gameleira), 02 geriatras (médicos Leander Levi Augusto de Almeida e Leonardo Monteiro Dória), 02 ginecologistas-obstétricos (médicas Juliana da Cunha Lopes Lúcio e Natasha Moura Galvão de Araújo), 01 ortopedista-traumatologista (médico George Alves Cordeiro Júnior), 02 otorrinolaringologistas (médicos André Serra Mota e Sâmella Cavalcanti Monteiro), 02 pediatras (médicas Isabelle Cristine Silva Galindo e Mirelle dos Santos Silva), 02 radiologistas e diagnóstico por imagem (médicos Adriana Cristina Soares Barbosa e Fernando José Carvalho Silveira).