Cidades

23 de janeiro de 2018 11:23

Filhos da Pauta: ‘esquenta’ do bloco promete animar foliões

Bloco faz distribuição de caldinho na orla de Ponta Verde neste domingo (28)

↑ Desfile do Jaraguá Folia em 2017 (Foto: Adailson Calheiros)

As prévias carnavalescas de Maceió tiveram início no dia 14 de janeiro e seguem até o dia 4 de fevereiro. No próximo domingo (28), o bloco “Filhos da Pauta” (FDP) vai dar um caldo literalmente para os foliões e aproveitar para chamar o público a participar no dia 2 do Jaraguá Folia.

O fundador e ex-presidente do bloco, o jornalista Marcelo Firmino, que participou de todos os desfiles disse que a renovação do FDP é uma forma de reagrupar os jornalistas para o fortalecimento de suas lutas em defesa da categoria.

“Essa renovação e ressurgimento surgiu no ano passado após uma conversa que eu e Joaldo Cavalcante tivemos com grupo de novos jornalistas em um dos bares da cidade. O pessoal abraçou a causa e, para a felicidade geral, botou o bloco na rua. E é importante que o entusiasmo continue como forma, inclusive, de não apenas congregar, mas também de reagrupar os jornalistas para o fortalecimento de suas lutas na defesa da categoria. O bloco Sociedade Recreativa Filhos da Pauta é uma entidade que foi criada na luta dentro do Sindicato dos Jornalistas com o espírito da animação, harmonia e de integração da categoria. Vida longa aos Filhos da Pauta”, comenta Marcelo.

Para o desfile de 2018, a atual comissão organizadora do Filhos da Pauta, que reúne os jornalistas Thiago Correia, Nigel Santana, Rafael Maynart, Kaká Villa Verde, Jonathas Cavalcante e William Rocha, optou por manter a estrutura de organização do ano passado.

No dia 2 de fevereiro, antes de percorrer o trajeto do Jaraguá Folia, o Filhos da Pauta se concentra no estacionamento do Memorial à República, e promove aos comunicadores o “Bailinho do FDP”, das 20h às 21h30.

Mas antes disso, o bloco Filhos da Pauta vai deixar os foliões que forem a Rua Fechada no bairro de Ponta Verde, no próximo domingo (28), animados. O FDP irá distribuir gratuitamente caldinho para as pessoas que tiverem acompanhando a festa e fazendo a compra da camisa oficial.

“O evento acontece a partir das 10h. Na oportunidade estaremos vendendo as camisas e distribuindo caldinho. A camisa custa R$ 25. Para aqueles que já garantiram a sua, poderão retirará-las. Os tamanhos variam do M ao extra XGG. Esse evento é o termômetro para o desfile que acontecerá no dia 2 no Jaraguá”, disse Nigel Santana.

“No lançamento oficial do Bloco, quem compra a camisa já tem direito a um caldinho. E não fica apenas nisso. Também teremos banda de frevo tocando as marchinhas tradicionais e atuais do legítimo frevo”, garante o jornalista Thiago Correia.

HISTÓRIA

O FDP é organizado por jornalistas alagoanos e, esse ano, comemora 27 anos de história. No ano passado, o bloco voltou para a avenida depois de um hiato de sete anos. O bloco, que desfilou pela primeira vez em 1991, retornou no Jaraguá Folia com o tema ‘Ói nós aqui de novo’. Esse ano o tema é: “FDP para Presidente”, em alusão as eleições presidenciais.

Formado tradicionalmente por comunicadores, o desfile do bloco que leva em seu estandarte a ilustração de um jornalista – o pauteiro – exibindo um jornal e um microfone, vai sair no Jaraguá Folia com animação da Orquestra Terremoto, de Coqueiro Seco.

Fonte: Tribuna Independente / Lucas França

Comentários

MAIS NO TH