Cidades
Ronda no Bairro é mais novo aliado das Forças de Segurança Pública do Estado
Inicialmente, o Programa irá operar na área comercial do Jacintinho, em Maceió

O Governo do Estado iniciará 2018 em ritmo acelerado. No dia 4 de janeiro será lançado o Programa Ronda no Bairro, que é mais uma ação integrada na prevenção e no combate à violência em Alagoas. Essa nova forma de fazer segurança pública aproxima os agentes do Estado dos cidadãos e facilita que identifiquem as necessidades de cada território de atividade.
A área comercial do bairro do Jacintinho, em Maceió, será o marco inicial do programa. A tropa será dividida em trios de patrulhamento, compostos por militares da reserva e da ativa, nas seguintes modalidades: a pé, de moto e de bicicleta, em dois turnos de serviço, das 6h30 às 14h30 e das 14h30 às 22h30, de segunda a sexta, e aos sábados, das 6h30 às 14h30. Todas as abordagens realizadas pelas patrulhas devem ser filmadas e armazenadas num servidor do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec).
Os militares voluntários executarão suas funções em seu período de folga, concorrendo a oito serviços, em concordância com a Lei Estadual Nº 7.952, de 12 de dezembro de 2017, referente ao Serviço Voluntário Remunerado (SVR) de oito horas.
A implantação deste novo braço da segurança pública será integralmente realizada com recursos próprios, resultado do planejamento e do esforço do Governo do Estado para honrar com seus compromissos e, ainda assim, conseguir destinar recursos para investir em áreas essenciais da sociedade.
O Ronda no Bairro está sob a alçada das Secretarias de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e da Segurança Pública (SSP) e tem por base os seguintes eixos de atuação: segurança de proximidade; abordagem social/comunitária; atenção à população em situação de vulnerabilidade social e articulação para a requalificação de espaços de convivência mútua degradados.
E também possui uma Central de Articulação de Abordagem Social composta por uma equipe multidisciplinar, que será responsável pelo reconhecimento e encaminhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade social aos órgãos e aos programas competentes.
Além disso, renderá atenção à mediação de conflitos urbanos e ao enfrentamento ao Crime Violento Contra o Patrimônio (CVP) – caracterizado pelo furto, roubo e depredação de prédios e espaços públicos. Essas ações acontecem de forma integrada com o Centro Integrado Operacional de Segurança Pública (Ciosp), com o videomonitoramento de Maceió, o Disque Denúncia (181) e o Serviço de Inteligência do Sistema de Segurança Pública.
O Ronda no Bairro também tem como parceiro o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que há 15 anos é desenvolvido pela Polícia Militar de Alagoas (PMAL) e voltado para crianças, adolescentes e adultos no intuito de inibir o avanço das drogas e da violência junto às comunidades.
“É uma nova forma de fazer segurança, uma nova forma de conscientizar a população sobre a importância da prevenção em prol de uma sociedade mais harmônica. Esperamos criar vínculos com os moradores, frequentadores, comunidade escolar e comunidade comercial em cada um dos nossos territórios”, concluiu o coronel RR Maxwell Santos, coordenador do Ronda no Bairro.
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia
-
3Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
4Borda do mapa
Dono de posto tem prejuízo de R$ 7 milhões com caso Braskem
-
5Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo