Cidades

Tribuna Independente vence prêmio promovido pelo setor agropecuário

Intitulada "De grão em grão Alagoas enche a saca", a matéria foi publicada em três páginas no dia 1º de julho

Por Tribuna Hoje 14/12/2017 20h55
Tribuna Independente vence prêmio promovido pelo setor agropecuário
Reprodução - Foto: Assessoria

O Jornal Tribuna Independente foi o grande vencedor na noite desta quinta-feira (14) ao conquistar o prêmio promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Sebrae e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Tabuleiros Costeiros para os Estados de Sergipe, Alagoas, Bahia, como a melhor reportagem do ano no setor de agricultura no Estado.

Intitulada "De grão em grão Alagoas enche a saca", a matéria foi publicada em três páginas no dia 1º de julho e faz uma ampla abordagem sobre a diversificação da cultura de soja e milho como grande alternativa à bicentenária cana de açúcar e que tem chamado a atenção de produtores nacionais e cujo solo — incluindo ainda os Estados de Sergipe e Bahia — já foi mapeado pela Embrapa Tabuleiros Costeiros como área de grande potencial na plantação de grãos.

"É com grande satisfação que recebemos a premiação desta reportagem na seara da agricultura e que esperamos ter contribuído para que os produtores locais tenham a possibilidade de conhecer o potencial que o solo alagoano possui, além da cultura da cana", ressaltou o jornalista Wellington Santos, autor da reportagem e edição do material, ao dividir o mérito do trabalho com o diagramador Wilson Barros e o repórter-fotográfico Adaílson Calheiros.

Wellington Santos já havia conquistado recentemente ao lado do jornalista Carlos Amaral o Grande Prêmio Braskem de Jornalismo, com reportagem de oito páginas sobre o centenário da morte do visionário nordestino Delmiro Gouveia.

 O prêmio foi entregue durante o 4º Seminário de Produção de Grãos, uma realização do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Embrapa, Federação da Agricultura (Faeal) e Sebrae/AL e que serviu para apresentar o cenário do agronegócio e suas perspectivas em Alagoas.

Durante o evento, que prossegue nesta sexta-feira no Centro de Convenções, em Jaraguá, os participantes poderão acompanhar espaços para mostra de produtos, serviços e pesquisas, resultados da produção de grãos no Brasil, além de assistir diversas palestras, entre elas, com Alysson Paulinelli, ex-ministro da Agricultura e fundador da Embrapa.

Os produtores, técnicos e estudantes terão ainda a oportunidade de conhecer pesquisas locais, participar de painéis e mesas redondas no seminário.

Entre os temas que serão abordados estão os resultados da produção de soja e milho em Alagoas, cenário para o mercado de Commodities e segredos para um plantio perfeito.

O objetivo do evento, como informa o coordenador da Comissão de Grãos, Hibernon Cavalcante, é mostrar aos produtores de Alagoas, a oportunidade da produção de grãos (milho e soja) não apenas para o abastecimento do mercado interno, como também para exportação e áreas disponíveis.

Segundo Hibernon Cavalcante, o Seminário de Produção de Grãos “tem sido uma ótima oportunidade para mostrar para o gestores, do Estado ou de propriedades, as oportunidades que o mercado está tendo”, incluindo informações tecnológicas e do mercado de grãos em geral. “É um evento interessantíssimo, principalmente pela situação atual e diversificação de culturas que o estado de Alagoas passa e necessita”, afirmou Hibernon.

O analista técnico do Sebrae/AL, Henrique Soares, estava no evento nesta quinta-feira e falou à reportagem da Tribuna. “Trouxemos grandes nomes do cenário nacional para que o nosso produtor pudesse ter acesso à informação de ponta e a novas tecnologias que estão sendo introduzidas no mercado de grãos de todo o Brasil. Hoje, vamos premiamos vários destaques do ano do setor. Estamos destacando alguns produtores, alguns homenageados pela grande valia de suas ações para o setor e também a imprensa devida a algumas matérias que enalteceram o setor”, disse o analista.