Cidades

3 de dezembro de 2017 16:57

Alunos da rede municipal participarão de competição nacional

Premiação é uma viagem para a Turquia, onde acontecerá a etapa internacional

↑ Foto: Reprodução

Estão abertas até o dia 20 de janeiro as inscrições para as seletivas municipais da Olimpíada de Raciocínio Lógico da MindLab, responsável pelo Programa MenteInovadora, que atua em Maceió desde 2013. As seletivas municipais acontecerão no dia 31 de janeiro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Participarão equipes de quartetos das 40 unidades que possuem o programa Mente Inovadora na rede de ensino da capital.

Atualmente, o programa atende a 15.600 alunos da Semed distribuídas por 40 unidades de ensino e cerca de 400 professores que trabalham com as crianças. A gestora local em Alagoas da MindLab, Fabiana Coelho, explica a finalidade e a forma da competição, baseada em atividades de raciocínio lógico. “Essas equipes vão se dividir em duas categorias: do 4º ao 7º anos e a outra, do 8º e 9º anos. Essas seletivas servem de base para a olimpíada nacional”, esclarece.

Ainda de acordo com Fabiana, cada professor passou por capacitação e foi supervisionado mensalmente, além de receberem orientações sobre como preparar os alunos para a olimpíada. “Os jogos são trabalhados em sala de aula, individualmente, e depois acontece uma seletiva para identificar os destaques em cada jogo apresentado”, acrescenta a gestora. No total, são quatro jogos trabalhados com os alunos: damas olímpicas, bloqueio, abaloni e octógono fantástico.

Nas seletivas municipais, a previsão é de pelo menos 40 equipes que irão se enfrentar para, daí, saírem oito melhores equipes. A próxima etapa é a realização de jogos na internet, com toda a assistência dos professores e dos formadores da equipe MindLab para a execução das atividades, durante 20 dias. A previsão é de um torneio nacional em março do próximo ano.

Depois disso, os finalistas, ou seja, aqueles que se destacaram no Brasil inteiro, irão para uma outra disputa, em São Paulo, prevista para maio. A premiação é uma viagem para a Turquia, onde acontecerá a etapa internacional.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH