Cidades

Reportagem da Tribuna Independente vira referência para livros didáticos no País

Matéria que já foi utilizada pela Positivo, agora levanta interesse da Editora Leya para fazer parte em obra de Língua Portuguesa

Por Tribuna Independente 25/11/2017 17h34
Reportagem da Tribuna Independente vira referência para livros didáticos no País
Reprodução - Foto: Assessoria

“Você aprende a escrever, mas não escreve sem ler”. A frase é da dona de casa Babilônia Bezerra, que protagonizou reportagem especial da Tribuna Independente, produzida pelo jornalista Davi Salsa, da Sucursal Arapiraca, no ano de 2013, com o título “Catadora de Sonhos”.

A dona de casa, carinhosamente chamada de Babi Bezerra, coletadora de material reciclável, juntou centenas de livros jogados nas ruas de Arapiraca e realizou o sonho de montar sua própria biblioteca em um dos cômodos de sua residência, localizada em um dos bairros mais pobres da cidade.

A reportagem da Tribuna Independente tornou a história de Babi conhecida em todo o território nacional.

O conteúdo da matéria jornalística foi veiculado em portais nacionais, como o Conselho Regional de Biblioteconomia, em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, e o site Barquinho Cultural, na cidade de São Paulo.

A história da catadora de sonhos de Arapiraca também está despertando a atenção de escritores e autores de livros didáticos no Sul e Sudeste do Brasil.

Na semana passada, a Editora Leya, de São Paulo, entrou em contato com a redação da Tribuna Independente, revelando o interesse em utilizar a reportagem do jornalista Davi Salsa, com a história da catadora de sonhos, para fazer parte de livro didático de Língua Portuguesa.

A ideia da editora é trabalhar o texto da reportagem com oito repetições na apostila e também na versão em PDF do livro didático para ser utilizado na educação de milhares de jovens pelo país afora.

Essa é a segunda vez que a reportagem produzida pelo jornalista Davi Salsa desperta o interesse de editoras de livros didáticos.

No ano passado, o conteúdo  da matéria foi publicado no livro didático Manacá – Língua Portuguesa, exclusivo para alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental.

O livro, publicado pela editora Positivo, tem como autoras as professoras e escritoras Cláudia Miranda e Vera Lúcia Rodrigues. Inserida no capítulo “A Hora da Leitura”, a reportagem está em seis páginas, incluindo foto e ilustrações acerca do tema.

Em outro capítulo, “Pensando Sobre o Texto”, foram elaboradas oito questões para os estudantes analisarem trechos da reportagem, como a importância da reciclagem e reutilização do lixo para fins de interesse social.

A edição do Manacá – Língua Portuguesa tem uma tiragem de 10 mil exemplares para versão impressa e também na versão digital.

A diretora comercial da Cooperativa dos Jornalistas e Gráficos de Alagoas, Marilene Canuto, afirma que os veículos de comunicação da Jorgraf têm tido um papel muito importante na sociedade de um modo geral.

“É muito bacana observarmos o conteúdo produzido pelos nossos jornalistas ser referência e motivo de estudo entre estudantes de faculdades locais e fora do estado, com destaque também nas matérias especiais veiculadas na Tribuna, com premiações importantes em níveis regional e nacional”, frisa Marilene Canuto.

“Nosso conteúdo impresso fazer parte de livro didático e ser novamente procurado por editoras mostra a qualidade, o comprometimento e a dedicação dos nossos profissionais em elaborar matérias de relevância social, a exemplo do jornalista Davi Salsa, que tem feito um trabalho de referência em nossa sucursal no Agreste alagoano”, enfatizou a diretora.

Para o diretor administrativo-financeiro da Jorgraf, o jornalista Flávio Peixoto, é muito importante ter  um trabalho reconhecido,  principalmente quando se trata de uma matéria escolhida para fazer parte de um livro didático.

“Queremos parabenizar o Davi Salsa, pelo reconhecimento de seu trabalho, e destacar o papel social de nossa cooperativa, em contribuir com a educação de milhares de jovens em Alagoas e no Brasil".