Cidades

23 de novembro de 2017 09:37

Parque Municipal promove exposição sobre falcoaria

Uma palestra sobre as aves de rapina será realizada

↑ Ação no Parque Municipal contará com abordagens sobre a arte da falcoaria e contato direto com aves de rapina. Foto: Canindé Soares

O Parque Municipal de Maceió promove, no próximo sábado (25), uma ação de educação ambiental sobre a arte da falcoaria com aves de rapina. Com programação das 14h às 16h, a iniciativa acontece por meio da parceria viabilizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), que administra o Parque, com a Associação Nordeste de Falcoaria e os grupos Falcoeiras BR e WWG.

Segundo explica a médica veterinária do Parque, Maria Luiza, a falcoaria é uma arte milenar reconhecida pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade, baseada em técnicas para criar, treinar e cuidar de falcões e outras aves de rapina para a caça. Sobre a realização no Parque, a profissional esclarece que é aberta ao público, mas é necessário se inscrever previamente por meio do [email protected].

A exposição contará com palestra sobre as aves de rapina, com explicações técnicas sobre a biologia, tipos de rapinas, o que comem e seu papel na natureza; abordagens sobre o tráfico e captura ilegal; informações sobre o treinamento permitindo o contato dos participantes com falcões, gaviões e coruja, e a desmistificação dos mitos e tabus em relação à arte milenar e às aves.

“A realização da exposição no Parque faz parte das ações de educação ambiental promovidas pela Semds na reserva e busca desmistificar mitos e quebrar tabus, além de promover o enriquecimento socioambiental dos inscritos na atividade. Com o contato direto com as aves, nosso objetivo é, sobretudo, trabalhar a importância da consciência ambiental em relação à preservação e cuidados com a fauna”, afirma a veterinária Maria Luiza.

Outras informações sobre a realização ou dúvidas referentes às inscrições podem ser obtidas e esclarecidas pelo e-mail [email protected] e por meio do contato (82) 98704-2266.

Comentários

MAIS NO TH