Cidades

Proerd forma instrutores para curso direcionado a pais de alunos

Curso ofertou 20 vagas para policiais militares de todo o Brasil. Integrantes de Alagoas, Sergipe, Bahia, e Pernambuco foram selecionados

07/11/2017 12h34
Proerd forma instrutores para curso direcionado a pais de alunos
Reprodução - Foto: Assessoria

Durante os dias 7, 8 e 9 de novembro, a coordenação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Alagoas, em parceria com a coordenação de Pernambuco, irá promover o Curso Proerd Pais, modalidade de ensino que integra a grade curricular do programa com metodologia pedagógica específica para os pais e responsáveis por crianças e adolescentes.

Conforme a coordenadora do Proerd em Alagoas, coronel PM Valdenize Ferreira, o curso ofertou 20 vagas para policiais militares de todo o Brasil, em que foram selecionados integrantes dos Estados de Alagoas, Sergipe, Bahia, e Pernambuco.

“Houve uma pré-seleção entre os interessados, pois, temos o cuidado de manter uma quantidade de alunos que seja adequada para a assimilação eficiente dos conteúdos”, explicou Valdenize.

As aulas serão realizadas na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no bairro de Pescaria, onde os policiais terão instruções atualizadas sobre drogas lícitas e ilícitas, estratégias de combate à violência em todas as suas esferas e oficinas para orientações sobre como lidar com as pressões para o uso de entorpecentes.

"Ao final do curso, o policial militar que tiver tido aproveitamento satisfatório e cumprido a carga horária de 30 horas/aulas, receberá o certificado que lhe confere habilitação para ser instrutor do Currículo Pais”, informou Valdenize.

A coordenadora destacou o aspecto lúdico, que é uma das características do Proerd. “Todo nosso trabalho envolve técnica e ludicidade. Nossas orientações são baseadas em experiências cientificas e nossas aulas são dinâmicas e atrativas, visando a aprendizagem significativa e a formação de agentes multiplicadores do saber”, frisou a oficial, que irá receber pessoalmente todos os policiais que vão participar do curso.

Programa Internacional

Presente em mais de 60 países, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) é vinculado à Polícia Militar. Surgiu nos Estados Unidos, idealizado por um policial e uma professora após identificarem jovens se envolvendo com drogas lícitas e ilícitas. A ideia foi desenvolver um trabalho que evitasse o contato e abuso de drogas por estudantes que ainda não usavam.

Em Alagoas, o Proerd está há 15 anos em atuação, contando com um efetivo de 17 policiais, sendo 13 instrutores, habilitados com cursos específicos da doutrina proerdiana, que possui currículos e metodologias diferenciados para cada público-alvo - estudantes e seus pais, além de representações sociais e instituições que atendam crianças em estado de vulnerabilidade.

As ações do Proerd têm sido estendidas para o interior do Estado, levando para áreas urbanas e rurais as orientações sobre os males que as drogas causam. Até o mês de outubro de 2017, o Proerd atendeu cerca de 80 instituições alagoanas, totalizando mais de 30 mil estudantes.

Fonte: Assessoria