Cidades

Governo investe em melhorias na estrutura do Hospital Geral do Estado

Área Vermelha Clínica é entregue aos alagoanos após passar por reformada

Por Por Tribuna Hoje, com assessoria Sesau 03/11/2017 19h49
Governo investe em melhorias na estrutura do Hospital Geral do Estado
Reprodução - Foto: Assessoria

O Governo de Alagoas está investindo nas unidades de saúde que estão em funcionamento no estado, como o Hospital Geral do Estado (HGE). Referência nos atendimentos de média e alta complexidade, o HGE já atendeu mais de 120 mil alagoanos somente este ano, e nesta sexta-feira (03) acaba de ganhar mais um setor completamente reformado: a Área Vermelha Clínica. Esta é destinada aos casos clínicos de emergência, como hemorragia digestiva aguda (HDA), convulsões, alergias graves, intoxicações e envenenamentos, casos relacionados à hipertensão e diabetes.

Entre as várias intervenções, estão à renovação da pintura e dos revestimentos de bancadas de trabalho, a manutenção dos gasodutos, telhado e acabamento de gesso. Todo o espaço foi higienizado e um novo banheiro completamente restruturado está apto ao uso, uma reivindicação antiga dos profissionais do setor. “Tudo ocorreu da melhor forma e em tempo recorde. Em menos de uma semana já estávamos com tudo finalizado. A intenção é expandir isso a outras áreas, de maneira que não atrapalhe a assistência ao paciente”, comemorou a gerente do HGE, Marta Celeste.

Outras melhorias já foram implementadas na estrutura do hospital somente este ano. Nas enfermarias e UTI pediátricas, entregues completamente reformadas em outubro, foi feita a troca do telhado, pintura e reparos e, em breve, a área de socialização das crianças e estar dos acompanhantes estará toda climatizada.

As enfermarias das outras áreas do hospital também contam com novos condicionadores de ar e a iluminação da unidade foi reforçada com mais de 400 lâmpadas de LED. Oito máquinas do serviço de hemodiálise foram entregues, sendo quatro de diálise e quatro de osmose, possibilitando o tratamento do paciente no próprio hospital. O transporte de pacientes da unidade hospitalar também foi beneficiado com duas novas ambulâncias equipadas.

Essas melhorias no HGE fazem parte de um calendário estabelecido pelo secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, que acompanha de perto todas as mudanças no maior hospital do Estado e, inclusive, chegou a transferir seu gabinete para a unidade enquanto o novo gestor do hospital estava sendo escolhido. Somam-se a esses cuidados o esforço em contratualizar mais leitos de retaguarda, que contribuirão com o fluxo de pacientes e melhoria na atenção dada a cada alagoano.

“Seguindo a determinação do governador Renan Filho, estamos dando prioridade às prioridades. Por isso os investimentos no HGE, que é referência em trauma, ortopedia, cirurgia vascular, queimaduras, doenças cardiovasculares e tantas outras especialidades, acessíveis a todo alagoano que necessitar de atendimento, todos os dias da semana, 24 horas por dia. Novos equipamentos estão sendo adquiridos para qualificar ainda mais os serviços ofertados. Com criatividade e vontade é que as coisas acontecem”, pontuou o gestor da Sesau, Christian Teixeira.