Cidades

Prefeitura entrega novo Parque Infantil Sustentável nesta sexta, 3

Por Ascom Semds 02/11/2017 13h57
Prefeitura entrega novo Parque Infantil Sustentável nesta sexta, 3
Reprodução - Foto: Assessoria

Maceió vai ganhar mais um Parque Infantil Sustentável. Nesta sexta-feira, às 9h, o prefeito Rui Palmeira inaugura o novo equipamento, viabilizado por meio do Programa Adote Uma Área Pública. O espaço está  situado na orla de Ponta Verde e foi estruturado com brinquedos esculpidos em madeiras de eucalipto e pinus tratadas e provenientes de reflorestamento. Desta vez, a parceria firmada pela Prefeitura foi com o Lopana, que adotou o local e ficará responsável pela manutenção do Parque após a entrega.

O Parque da Ponta Verde segue uma tendência nacional em relação à utilização de materiais ecologicamente corretos e sustentáveis em espaços públicos de lazer e convívio social. Segundo explica o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Gustavo Acioli Torres, a estrutura é resistente à maresia, de fácil e baixa manutenção, se adequando esteticamente ao ambiente mais rústico típico da orla. Além do eucalipto e do pinus, foram utilizadas cordas náuticas, material que também é resistente ao tempo.

“Os brinquedos dispostos no Parque Sustentável foram produzidos com material 100% renovável de ciclo curto. Com a utilização do eucalipto e do pinus, que são altamente resistentes, este espaço reforça o compromisso da Prefeitura com o meio ambiente e também em entregar equipamentos com baixo custo de manutenção e de grande durabilidade, já que diariamente vamos receber visitantes. Nesta ação, contamos com a parceria do Lopana, que custeou todo o projeto da Semds com a execução da Amaru Sustentabilidade”, explicou o secretário.

Benefício ao meio ambiente 

A madeira proveniente do reflorestamento contribui com a redução da pressão sobre as matas nativas, ajuda a retirar o dióxido de carbono da atmosfera e, com grande potencial ambiental, também minimiza o efeito estufa. Apesar de o material ser suscetível à deterioração pelo fator natural e orgânico, os eucaliptos e pinus que deram forma às gangorras, balanços, cavaletes, estação de playgrounds e outros brinquedos são tratados e oferecem condições plenas para que o Parque alcance um longo tempo de vida útil, superior a 10 anos, com segurança, beleza e sustentabilidade, tanto no contexto ambiental quanto econômico.