Cidades

Novo sistema de informações da SSP vai orientar aplicação de políticas públicas

SIAPCom será instalado nas oito bases comunitárias da Polícia Militar em Maceió, e vai reunir dados detalhados sobre as comunidades atendidas

Por Fonte: Agência Alagoas 25/10/2017 23h40
Novo sistema de informações da SSP vai orientar aplicação de políticas públicas
Reprodução - Foto: Assessoria

O governador em exercício Luciano Barbosa lançou nesta quarta-feira (25), na Base Comunitária do Vergel do Lago, o Sistema de Informação e Análise da Polícia Comunitária (SIAPCom), um levantamento que vai reunir informações detalhadas sobre os moradores do bairro, feito em parceria com a própria comunidade.

A ferramenta foi desenvolvida pelo Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas da Secretaria de Estado da Segurança Pública e será implementado nas oito bases comunitárias da Polícia Militar instaladas na capital alagoana.

De acordo com o governador em exercício, o sistema servirá como elo entre a população e o Governo de Alagoas, reunindo dados sobre as condições de saúde de cada família, número de crianças em idade escolar matriculadas ou não, pessoas com deficiência, entre outros critérios.

“Esses indicadores vão nos ajudar a saber se está havendo evasão escolar, quais os principais problemas de saúde da comunidade, quantos casos e alcoolismo ou dependência química existem, servindo como orientação para o Governo agir preventivamente ou pontualmente”, disse Luciano Barbosa.

Segundo o chefe do Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas da SSP, Ulysses Vasconcelos, o SIAPCom vai registrar as ações da Polícia Comunitária a partir de visitas domiciliares. “Após as visitas, eles passam as informações para o sistema. Como são áreas onde alguns órgãos têm receio de ir, a polícia comunitária faz esse papel: colhe as informações e passa para os órgãos de cada área do Governo. O sistema será instalado em todas as bases comunitárias. Todos os militares fora treinados e estão aptos para utilizar o sistema”, explicou.

Durante o lançamento do sistema, o governador em exercício Luciano Barbosa destacou a ferramenta como mais um instrumento para a superação dos números da violência em Alagoas. “Esse sistema faz parte da política de proximidade do governador Renan Filho com a sociedade e se soma a outras ações que demonstram a atenção do governador com a segurança pública, como o aumento do efetivo, a valorização do policial e o investimento em equipamentos para a SSP. Eu acredito que a população vai abrir suas portas para a Polícia Militar, ajude a trazer mais segurança para sua comunidade e colaborando para a eficiência de políticas públicas nas áreas de saúde, educação e assistência social”, disse Barbosa.