Cidades

Samu participa de simulado de vazamento de gás cloro da Braskem

Várias equipes de socorristas estarão no local do atendimento às supostas vítimas

Por Fonte: Assessoria 28/09/2017 20h57
Samu participa de simulado de vazamento de gás cloro da Braskem
Reprodução - Foto: Assessoria

O 14° Simulado de Acionamento do Plano Global de Atendimento para Situações de Emergências (APPEL) será realizado nesta sexta-feira (29), a partir das 9 horas, com cerca de três mil pessoas, dentre elas 80 profissionais, envolvidos na ação. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) participará do evento com várias equipes de socorristas no local do atendimento às supostas vítimas.

A simulação do vazamento de gás cloro será na Praça Pingo D'água e Recreio, com o vento no sentido comunidade Trapiche até o Papodrômo. Para atender as supostas vítimas, os profissionais do Samu ficarão na Base Descentralizada (BD) da Capital – Trapiche da Barra. Duas ‘vítimas graves’ serão encaminhadas para o Hospital Geral do Estado (HGE) e a outra para Santa Casa. Outras serão “atendidas” na Base.

“Nossos profissionais estarão treinando os atendimentos específicos para, caso haja um acidente real, minimizar ao máximo as sequelas que poderão ocorrer com as vítimas, daí a importância do simulado”, destacou o Supervisor Geral do Samu, Dárbio Alvim.

O Samu participará com uma Unidade de Suporte Avançado (USA), com um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um condutor socorrista; uma Unidade de Suporte Básico (USB), com dois técnicos de enfermagem e um condutor socorrista; duas motolâncias, além de um coordenador médico e uma equipe de enfermagem.

Estará participando do evento o Corpo de Bombeiros Militar, a Braskem-Unidade de Cloro/Soda, a Polícia Militar de Alagoas, Comunidade do Pontal da Barra, SAMU, Comunidade do Alto da Saudade do Trapiche da Barra, HGE, Comunidade do Sitio do Recreio do Trapiche da Barra, Secretaria Adjunta Especial da Defesa Civil, Comunidade da Praça pingo D’Água, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Creche Escola Pingo D’Agua, Instituto de Meio Ambiente, Santa Casa de Misericórdia, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, Empresa Veleiro, Guarda Municipal, Escola Maria Rita de Almeida, Escola de Educação Infantil Governador Francisco Melo.

Um dos organizadores do evento, José Augusto  Dantas, disse que um dos principais objetivos da ação é promover a evasão do maior número possível de pessoas das localidades para um local seguro. Essa ação visa assegurar à população local as condições de segurança e proteção em caso de acidente que justifiquem a mobilização dos órgãos públicos e privados.