Cidades

Projeto ‘Conheça o Samu’ estará nesta quinta e sexta-feira no Shopping Pátio Maceió

Ação tem por finalidade levar informações à população sobre o serviço móvel de urgência

Por Ascom Sesau 28/09/2017 10h48
Projeto ‘Conheça o Samu’ estará nesta quinta e sexta-feira no Shopping Pátio Maceió
Reprodução - Foto: Assessoria

O Governo do Estado realiza, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, mais um projeto ‘Conheça o Samu’. Desta vez a equipe de socorristas estará, nesta quinta-feira (28) e amanhã (29), das 14 às 20 horas, no Shopping Pátio Maceió, às margens da Via-Expressa, ao lado da entrada do Benedito Bentes. O objetivo é levar informações à população que mora na parte alta de Maceió e mostrar os serviços que são prestados à sociedade, aumentando a interação com os alagoanos.

Os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) mostrarão como atuam os profissionais para salvar a vida de milhares de alagoanos, principalmente os que são vítimas de acidentes de trânsito.

Durante a exposição dos serviços, a população também receberá orientações sobre os primeiros socorros, a exemplo de queda da própria altura, sangramento (por objeto), queimadura, ataque cardíaco, quebra de braço, engasgo e choque elétrico. Serão mostrados, ainda, dados estatísticos, principalmente os tipos de atendimentos que são realizados, e ocorrências de trotes.  

O trote traz diversos transtornos e um deles é aumentar o tempo para o atendimento a quem realmente precisa do serviço. Os socorristas também vão orientar a população como e quando deve ser acionado o Samu.

O supervisor geral do Samu, Dárbio Alvim, disse que o objetivo do projeto fazer com que a população conheça melhor os serviços do órgão e possa, também, ser parceira. “É importante que todos saibam como o serviço funciona, o que realizamos e com isso só ligar para 192 em casos de atendimento de urgência e emergência”, destacou.

 De acordo com a coordenadora de Enfermagem do Samu de Maceió, Beatriz Santana, durante os dois dias a equipe de enfermagem também fará testes para medir o nível de glicemia e medição da pressão arterial dos visitantes.