Cidades

Curso de Mediador e Pacificador Social incentiva atuação de mediadores de conflito

Capacitação foi promovida a partir da parceria entre a Semudh com os Ministérios da Justiça, Segurança Pública e de Direitos Humanos

Por Fonte: Assessoria 27/09/2017 17h08
Curso de Mediador e Pacificador Social incentiva atuação de mediadores de conflito
Reprodução - Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), com os Ministérios da Justiça e Segurança Pública e de Direitos Humanos, promove até amanhã (28), o Curso de Mediador e Pacificador Social. A capacitação é uma estratégia de combate à violência e faz parte do Plano Nacional de Segurança Pública.

O curso tem como objetivo capacitar agentes de segurança pública e lideranças comunitárias para atuar na intermediação e resolução de conflitos. Para a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Claudia Simões, o curso fornecerá às lideranças comunitárias e agentes de segurança pública maior conhecimento sobre os direitos da população, contribuindo para a redução de conflitos raciais, religiosos, domésticos, de gênero e de outras naturezas.

“A capacitação contribuirá para a compreensão do mediador sobre o conflito, possibilitando que ele atue de forma imparcial para uma resolução pacífica”, disse a secretária.

Entre os temas que serão abordados durante o evento, constam prevenção de conflitos comunitários com recorte racial; Estado e sociedade; famílias no século XXI; violência doméstica com abordagem racial; prevenção de homicídio, crimes contra o patrimônio, à vida, à família e à paz pública; a importância da mediação social; técnicas de abordagens; a figura do mediador; mediação de conflitos e a lei; mediador de bullying nas instituições de ensino e mediador pacificador social e sua legislação.

Ao todo são 300 vagas, sendo 150 para agentes de segurança pública e 150 destinadas à sociedade civil (lideranças comunitárias e/ou religiosas, representantes de ONGs, do movimento negro e gestores de programa de igualdade racial).

A capacitação acontece das 8h às 18h, no Centro de Formação Ib Gatto Falcão (Cenfor), localizado no Cepa, e as inscrições estão sendo realizadas por meio deste link.

1. O Curso de Mediador Pacificador Social, tem com objetivos:

- Capacitar agentes de segurança pública a mediar e pacificar conflitos na localidade de influência e lideranças comunitárias (a exemplo de líderes religiosos, representantes de ONGs e associações comunitárias);

- Inserir a população e os agentes de segurança pública do que se trata o Racismo Institucional dentro de sua localidade.

2.  Quantidade de pessoas e perfil: 300 vagas, sendo 150 para agentes de segurança pública e 150 para sociedade civil (líderes comunitários, movimento negro e gestores de programa de igualdade racial e sociedade em geral).

3. O curso tem duração de um dia, sendo que neste caso precisaremos de uma sala que comporte 150 pessoas por dia, pois realizaremos o mesmo curso em duas turmas (sendo uma em um dia e a outra no dia posterior, cada turma composta por 150 pessoas: 75 sociedade civil e 75 agentes de segurança pública)

3.1 Horário do curso:

manhã 8:30 às 12:30h

almoço 12:30 às 14h

tarde 14h às 18h)

4. A oficina de mediador pacificador social com recorte racial, trabalhará os seguintes conteúdos:

Estado e Sociedade;

Famílias no Século XXI;

Prevenção de Conflitos Comunitários com recorte racial;

Violência Doméstica com recorte racial;

Prevenção de Homicídio;

Crime Contra o Patrimônio;

Crime Contra a Vida;

Crime Contra a Família;

Crime Contra a Paz Pública ;

A Importância da Mediação Social;

Técnicas de Abordagens;

A Figura do Mediador;

Mediação de Conflitos e a Lei;

Mediador de Bullying nas Instituições de Ensino;

Mediador Pacificador Social e sua legislação.