Cidades

Ciclo de palestras propõe diretrizes para intérpretes e tradutores

O primeiro encontro acontecerá aqui em Maceió e contará com a participação de várias lideranças ligadas as pessoas surdas

Por Assessoria 25/09/2017 09h42
Ciclo de palestras propõe diretrizes para intérpretes e tradutores
Reprodução - Foto: Assessoria

O mês de setembro é muito especial para os brasileiros. Além de homenagear, no dia 21, o Dia da Luta da Pessoa com Deficiência, no próximo dia 26 também comemoramos o Dia do Surdo, lembrado pela comunidade, inclusive, através do  Setembro Azul que promove a inclusão da pessoa surda em nossa sociedade. 

Em alusão a data e como objetivo de traçar diretrizes importantes para a classe, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara dos Deputados criou uma Subcomissão Especial – que tem como presidente a deputada Erika Kokay (PT/ DF) e como relatora a deputada Rosinha da Adefal (Avante/AL), com o objetivo de discutir a regulamentação da profissão de intérpretes, guia-intérpretes e tradutores de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, bem como o fortalecimento da Libras e a  efetivação do acesso à comunicação dos surdos. 

Para que esse debate alcance o maior número de pessoas, serão realizadas ciclos de debates nas cinco regiões do Brasil.  O primeiro encontro acontecerá  aqui em Maceió e contará com a participação de representantes de associações e sindicatos de profissionais intérpretes, guia-intérpretes e tradutores de Libras, Associação de Pessoas Surdas, Federação das Associações de Tradutores e Intérpretes de LIBRAS, profissionais e estudantes das faculdade e universidades, profissionais da educação inclusiva, estudantes e a sociedade civil de todos os estados da Região Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe). 

Segundo a Deputada Rosinha da Adefal, o intuito dos debates é proporcionar uma maior valorização para esses profissionais tão importantes em nossa sociedade. "De acordo com o Censo do IBGE de 2010, o Brasil possui cerca de 9,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva, o que representa 5,1% da população total. Desses, mais de 2 milhões possuem perdas auditivas severas. Esses número só exemplificam o quanto são necessárias políticas públicas que auxiliem essas pessoas".

"O objetivo desse ciclo de palestras é  dar mais visibilidade para àqueles que ajudam essas pessoas a se comunicar, focando na valorização profissional, crescimento e empoderamento. Ao final,  produziremos um relatório com avaliações dos debates, sugestões de ações ou proposições legislativas.", afirmou. 

Aqui em Maceió, o evento acontece no próximo dia 25 de setembro, às 13h, no auditório do Conselho Regional de Administração, e contará com a presença de Michel Platinir, assessor parlamentar e fundador do Sindicato Intérpretes do Distrito Federal e com representantes da  Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais- FEBRAPILS .