Cidades

Governador inaugura obras em Ouro Preto

Em solenidade, Renan Filho anunciou outros atos em comemoração ao Bicentenário

Por Agência Alagoas 23/09/2017 18h01
Governador inaugura obras em Ouro Preto
Reprodução - Foto: Assessoria

Um colorido revestido de satisfação se espalhou e tomou conta da Grota do Ouro Preto, em Maceió. A joia lapidada e entregue à comunidade na manhã deste sábado (23) foi resultado do trabalho desenvolvido pelo Programa Vida Nova nas Grotas, executado pelo Governo do Estado, em parceria com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

 O governador Renan Filho e o secretário do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, inauguraram as obras de mobilidade urbana executadas pela Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), que beneficiam cerca de dois mil moradores.

 "No mês do Bicentenário, queremos passar aqui uma mensagem de inclusão social para as pessoas que vivem nas metrópoles brasileiras e que necessitam muito que o poder público olhe para elas, faça investimentos nas proximidades de suas residências, que facilite a ida ao trabalho, a volta pra casa; que garanta mais segurança e a prática esportiva. É isso que o Vida Nova nas Grotas faz: leva esporte, cultura, acesso ao microcrédito, leva melhor mobilidade e mais segurança às pessoas", declarou Renan Filho.

 Dentro do Vida Nova nas Grotas, que inclui ações de desenvolvimento social e econômico, inclusão produtiva e prevenção à violência, foram construídos mais de 1.600 m² de passeio, quase 450 metros lineares de escadaria, 1.500 de corrimão e 60 metros de pontilhões na Grota do Ouro Preto. Para drenar e conter as enxurradas, quase mil metros lineares de meio fio, 221 metros de canaletas e mais de 160 metros lineares de muros de contenção foram instalados na comunidade.

 "É impressionante as melhorias. Melhorou tudo: a limpeza, a segurança, deu um colorido especial. Aqui era só lama, quando chovia. Melhorou muito", enfatizou a dona de casa Selma Alves, que mora há 28 anos no Ouro Preto. Torcedora do CSA, ela pediu para tirar uma foto com o governador, segurando a camisa do clube alagoano, prestes a subir para a série B do futebol nacional.

 Além do Ouro Preto, outras 25 grotas são contempladas com serviços de mobilidade urbana, sendo quatro entregues e mais 21 em fase de execução. A expectativa é que, até o final do ano, os serviços de mobilidade do Vida Nova nas Grotas cheguem a 40 comunidades de Maceió.

 O Vida Nova nas Grotas também absorve a mão de obra dos moradores das comunidades beneficiadas. É o caso do pedreiro Henrique Cavalcante.

 "Morar aqui e trabalhar aqui me deixa muito feliz, é um sonho realizado", declarou o trabalhador da construção civil.

 "O sentimento de pertencimento desta comunidade é o mesmo sentimento que eu tenho, por ser morador desta região", afirmou Mosart Amaral.

 Segundo o governador, além da ONU, entidades como o Sebrae e a Defensoria Pública já manifestaram interesse de serem parceiras do Programa Vida Nova nas Grotas. O defensor público geral, Ricardo Melro, prestigiou o evento.

 Renan Filho fez o plantio de uma muda do Programa Mini-Horta Viva, desenvolvido pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), que incentiva a produção de hortaliças e ervas medicinais nas residências localizadas nas grotas de Maceió atendidas pelo programa. Nas grotas da capital, moram cerca de 250 mil pessoas.

 Outros atos públicos ainda estão previstos para acontecer dentro das comemorações dos 200 anos de Alagoas. Nos dias 3 e 4 de outubro, a comitiva do Governo do Estado passará por Porto Calvo e Marechal Deodoro, respectivamente, para resgatar as origens de Alagoas e, no dia 7 de outubro, o ato será na Serra da Barriga, em União dos Palmares, em defesa da igualdade racial e da liberdade.

 A solenidade deste sábado reuniu secretários de Estado, deputados estaduais, lideranças comunitárias, dentre outras autoridades.