Cidades

Detran promove “aulão” teórico e prático pela Semana Nacional de Trânsito

Evento contou com a presença de uma intérprete de Libras, que ofereceu todo o suporte para os alunos com necessidades especiais

Por Agência Alagoas 23/09/2017 19h41
Detran promove “aulão” teórico e prático pela Semana Nacional de Trânsito
Reprodução - Foto: Assessoria

Como parte da programação da Semana Nacional de Trânsito (SNT), o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), promoveu neste sábado (23), na sala de cinema Kinoplex, localizada no Maceió Shopping, o “Aulão” prático e teórico sobre Legislação para o trânsito. O evento contou com a presença de uma intérprete de Libras, que ofereceu todo o suporte para os alunos com necessidades especiais.

O evento destinado ao público em geral, teve como principal intuito, reforçar os conhecimentos sobre a legislação de trânsito para os condutores que já tiraram o documento de habilitação há muitos anos, e para aqueles alunos que estão em processo de formação para retirada da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A psicóloca Tereza Olegário proporcionou um momento de relaxamento e abordou temas ligados à ansiedade, estresse, medo e outros fatores psicológicos provocados pelas situações que exigem paciência e sabedoria para enfrentar o trânsito. A profissional da área, também ensinou técnicas que colaboram tanto para quem irá ser avaliado no exame de direção, tanto para aqueles que enfrentam o trânsito diariamente.

“Para nós que fazemos o Detran/AL foi uma satisfação imensa realizar esse aulão dentro da semana nacional de trânsito, principalmente com a presença de dez portadores de necessidades especiais que com o auxílio da tradutora de libras, conseguimos interagir e esclarecer todas as dúvidas relacionadas ao trânsito. Foi um momento muito gratificante”, enfatizou a chefe de educação para o trânsito do Detran/AL, Ana Buarque.  

Além do reforço teórico sobre a legislação para o trânsito o aulão também foi marcado por um momento de aula prática, realizada no estacionamento do shopping, em parceria com os Centros de Formação de Condutores (CFC’s), onde alguns usuários sorteados, tiveram a oportunidade de conhecer o carro oficial do Detran/AL e receber dicas de direção.  

A estudante Rosana da Silva, inscrita no aulão, foi uma das candidatas sorteadas para participar da aula prática e ressaltou o sentimento de felicidade por ter sido contemplada.

“Estou no processo de obtenção da CNH e ter recebido as dicas de relaxamento para fazer uma prova tranquila, sem deixar que a ansiedade e o nervosismo atrapalhem, para mim já foi muito importante. Quando soube que fui uma das pessoas sorteadas para participar do momento prático fiquei muito feliz, pois, tenho certeza que essas dicas irão contribuir ainda mais para que eu consiga fazer o exame com sucesso”, assegurou a estudante.