Cidades

Neste ano, Primavera deve ser de temperaturas amenas

Segundo serviço de meteorologia do Estado, previsão para a estação que inicia hoje é de chuvas além do registrado em outros anos

Por Tribuna Independente 22/09/2017 08h26
Neste ano, Primavera deve ser de temperaturas amenas
Reprodução - Foto: Assessoria

Em Alagoas, o aparecimento tímido das flores em parques, praças e avenidas anuncia a chegada da Primavera. A estação se inicia às 17h02 desta sexta-feira (22) e previsão para o estado é de temperaturas amenas e mais chuvas que nos últimos anos.

De acordo com o meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Vinícius Nunes Pinho. O estado já tem experimentado nos últimos dias, um clima semelhante ao previsto para os próximos meses.

“Na verdade a primavera é uma fase de transição para o estado de Alagoas. A expectativa, pelo menos no início da Primavera, é de chuvas na madrugada. Mas a gente já tem percebido que os dias já tem tido um pouco mais de sol, que tem esquentado um pouco mais de dia e chovido a noite. Essa é a tendência”, explica.

Apesar de um Inverno atípico com chuvas acima das médias históricas, a Primavera deste ano tem expectativas dentro da normalidade, além das temperaturas amenas, ventos intensos serão comuns no período, garante o meteorologista.  

“A gente tem perspectiva de temperaturas começando a se elevar, principalmente as máximas durante a tarde. Temperatura mínima ainda fica mais amena em setembro e outubro, novembro já fica um pouco mais elevado. A nossa perspectiva é de uma primavera dentro da normalidade para essa época do ano”, ressalto Vinícius Pinho.

Mas em se tratando de chuvas, parece que não teremos períodos completamente ensolarados. A tendência é de regularidade nas precipitações em relação a este ano e aumento em relação aos anos anteriores.

“Está se configurando a formação de um La Niña, mas é um La Niña fraco. Ele não vai influenciar tanto no clima do Nordeste. Claro, pode influenciar um pouquinho, trazer um pouco mais de chuva do que os últimos anos. Deve chover um pouco mais que a Primavera dos últimos anos. A nossa perspectiva é de um pouco mais de chuva, mas nada tão significativo. Não temos previsão para grandes volumes de chuva”, diz Pinho.