Cidades

Auditoria Fiscal embarga obras de ampliação de hospital na Ponta Verde

Segundo auditor dentre os problemas que a obra apresenta um deles é a aproximação as redes de alta tensão

21/09/2017 16h45
Auditoria Fiscal embarga obras de ampliação de hospital na Ponta Verde
Reprodução - Foto: Assessoria

A Autoria Fiscal do Trabalho em Alagoas embargou, hoje (21), as obras de ampliação de um hospital no bairro da Ponta Verde, em Maceió.  De acordo com os fiscais, as obras só podem retornar após a adequação de todas as irregularidades que motivaram o embargo da obra.

Segundo o auditor Alexandre Sabino, dentre os problemas que a obra apresenta, um deles chamou a atenção da população que é o fato de a construção ser realizada muito próxima às redes de alta tensão. “Não havia nenhum isolamento da rede energizada, o que poderia causar uma tragédia, com trabalhadores sendo eletrocutados”, disse o auditor.

Foi destacada ainda a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para os trabalhadores, a ausência de proteção contra queda de trabalhadores na periferia da obra e os andaimes fora dos padrões mínimos de segurança.

“A empresa responsável pela construção é obrigada a fornecer EPI’s e condições de segurança para os funcionários. Os trabalhadores estavam sem farda, sem capacete, com botas inapropriadas para a construção civil e os andaimes estavam sem forração completa do piso de trabalho, o que os colocavam em situação de risco”, explicou Alexandre Sabino.

“Além disso, os trabalhadores usavam a estrutura metálica desses mesmos andaimes como escada de acesso à cobertura da obra, o que aumenta ainda mais o risco de um acidente fatal no local”, completou.

O Auditor-Fiscal do Trabalho ressaltou que formalizou uma denúncia junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (CREA/AL) devido à ausência de placa e responsável técnico pela obra. “Não tinha aquela placa obrigatória, informando os dados dos responsáveis pela obra. É preciso saber se a mesma está regularizada junto ao órgão responsável, para evitar ainda mais problemas futuros”, finalizou.