Cidades

Seades conclui curso voltado à primeira infância oferecido por Harvard

Curso buscou difundir as descobertas científicas sobre desenvolvimento no período de vida que vai da gestação aos seis anos

Por Assessoria 18/09/2017 10h43
Seades conclui curso voltado à primeira infância oferecido por Harvard
Reprodução - Foto: Assessoria

Buscar soluções inovadoras para os problemas sociais voltados à primeira infância. Com esse intuito, a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), por meio do secretário Fernando Pereira e da superintendente de Assistência Social, Elis Correia, concluíram hoje (16) o curso “Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância”, em São Paulo. O curso é  uma iniciativa da Universidade de Harvard, EUA.

A proposta principal do curso foi  engajar formuladores de politicas públicas e difundir as descobertas científicas sobre o desenvolvimento da primeira infância. Para serem admitidos, o gestor estadual e a superintendente foram aprovados por uma complexa seleção, baseada na experiência do candidato, grau de responsabilidade e interesse no desenvolvimento da primeira infância.

Segundo Fernando Pereira, desde o início da gestão o governador Renan filho, tem priorizado as ações voltadas às crianças e adolescente, com forte investimento no atendimento integral delas e também de suas famílias.

“Um exemplo disso é o Programa Criança Feliz, que foi aderido por 97% dos municípios e que já iniciou as visitas domiciliares. Vamos, cada vez mais, assegurar às nossas crianças uma infância saudável e feliz, que se refletirá em um futuro melhor para eles e consequentemente para a sociedade”, diz 

O conteúdo do curso abordou temas como o desenvolvimento da primeira infância, liderança executiva e ao final os participantes realizaram a apresentação do Planos de Ação, criados ao longo do curso e destinado a fortalecer as políticas e os programas de promoção do desenvolvimento em sua área de atuação.

“Durante essa semana intensa de estudo foram compartilhadas ferramentas necessárias para a concepção e implementação de politicas e programas sociais mais eficazes. Um curso essencial para todos que compõe essa rede”, disse a superintendente Elis Correia.

A iniciativa é um projeto colaborativo entre Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), o Center on the Developing Child e o David Rockefeller Center for Latin American Studies, ambos da Universidade de Harvard; o Insper; a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP); e Hospital Infantil Sabará.