Cidades

Novo terminal do VLT no bairro de Jaraguá ganha iluminação em LED

Prefeitura também busca ampliar a iniciativa para todo o bairro histórico

Por Fonte: Secom Maceió 16/09/2017 12h03
Novo terminal do VLT no bairro de Jaraguá ganha iluminação em LED
Reprodução - Foto: Assessoria

O prefeito em exercício Marcelo Palmeira conferiu, nessa sexta-feira (15), o trabalho executado pela Superintendência de Iluminação no novo terminal do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), em construção no Jaraguá. Por meio de recursos da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (Cosip), o Município levou para o local uma iluminação em LED, tecnologia mais moderna, eficiente e econômica.

“Queremos que as pessoas transitem com segurança e venham pegar o VLT para realizar suas atividades diárias. A Prefeitura mostra que está fazendo a sua parte e a CBTU também já está finalizando suas ações para no mês de outubro inaugurarmos essa obra”, ressaltou o prefeito em exercício, Marcelo Palmeira.

A Prefeitura também busca ampliar a iniciativa para todo o bairro histórico. “Temos o projeto de levar a iluminação em LED para a área toda do Jaraguá, inclusive para a Avenida Maceió”, informou o superintendente municipal de iluminação, Frederico Lins.

O senador Benedito de Lira também foi conferir o trabalho da Prefeitura no local. Para ele, a iniciativa contribui para a qualidade de vida e cumpre um papel social na vida da população. “A obra do VLT até o Jaraguá valorizou o bairro. A iniciativa ganhou força com a parceria da Prefeitura, que está pavimentando e iluminando o entorno do local. Além de mudar a cara da região, a obra tem um papel social. Com o Governo Federal subsidiando as passagens a R$ 0,50, a população tem acesso a transporte de qualidade pagando muito pouco”, pontuou.

No entorno do terminal, o Município trabalha na infraestrutura de vias por meio de um investimento de R$250 mil em recursos próprios. “Estamos fazendo o prolongamento da Rua Sá e Albuquerque, que antigamente era fechado e não tinha esse acesso por aqui pelo final da Avenida Maceió. Estamos pavimentando esse trecho, que vem da frente do cemitério do Jaraguá até a Epaminondas Gracindo, que também está recebendo asfalto novo”, informou o secretário de infraestrutura de Maceió, Ib Brêda.

Ainda segundo o gestor, uma estação como essa vai transformar a realidade do local. “Esse novo terminal vai movimentar muito a região, que antes era esquisita, palco inclusive de diversos assaltos. Muita gente ainda despejava lixo irregularmente. Então com nova iluminação e asfalto novo, naturalmente a população vai transitar por aqui e evitar esse tipo de problema”, acrescentou Brêda.

O superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos em Maceió (CBTU), Marcelo Aguiar, ressaltou o sucesso da parceria com a Prefeitura. “Um projeto dessa envergadura não tem como ter sucesso sem a participação do Município. Envolve mudança de trânsito, obras viárias e iluminação. E a Prefeitura tem chegado junto para mostrarmos como as parcerias podem beneficiar a população”, disse.