Cidades

Rajadas de vento vão chegar a 40 km/h nos próximos dias

Meteorologista da Semarh diz que a causa é uma variação atmosférica próxima à costa alagoana

Por Tribuna Independente 12/09/2017 07h50
Rajadas de vento vão chegar a 40 km/h nos próximos dias
Reprodução - Foto: Assessoria

Em toda a faixa litorânea, os alagoanos poderão sentir rajadas de vento entre 35 e 40 quilômetros por hora entre hoje (12) e amanhã (13), podendo aumentar à noite e na madrugada.

De acordo com os meteorologistas, esses ventos são de intensidade moderada e caracterizados pela fase de transição entre o período chuvoso e a primavera, uma estação caracterizada pelo aumento na intensidade dos ventos. 

Segundo o meteorologista Vinícius Pinho, da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), durante o dia, o vento perde a intensidade por causa do calor.

“Essas rajadas são provocadas pelo vento que está vindo do leste e está associado a uma variação na pressão atmosférica localizada próximo à costa de Alagoas”, explica Vinícius Pinho.

O fenômeno comum nesse início de mês começou na noite do domingo (10) para a madrugada de ontem (11).

Segundo Pinho, se trata de uma incidência maior de ventos leste, que coincidem com os últimos dias de inverno.

A dona de casa, Jaudinete Maria dos Santos, que mora na parte alta da capital,  percebeu  que estava ventando por conta dos barulhos de galhos de árvores.

“Cheguei a ter medo. Parecia que os ventos estavam mais fortes que o normal. Acordei com o barulho. Achei que a noite passada também foi mais fria  que os últimos dias. Acredito que tenha sido impressão por conta dos ventos e barulhos de galhos de árvores”, comentou a dona de casa.

VENTOS NORDESTE

O meteorologista Vinícius Nunes Pinho ressalta que esse vento não tem ligação nenhuma com o furacão Irma e ainda não é o conhecido Vento Nordeste, que deve aparecer em Alagoas entre os meses de outubro e novembro.

Vinícius Pinho disse ainda que o vento não deve ser motivo de preocupação em relação à queda de árvores ou outros danos, pois não são tão fortes.

“Esse vento não deve trazer transtornos. Durante o inverno Maceió já registrou rajadas de até 80 km/h”, comentou.

PREVISÃO

De acordo com a Sala de Alerta, o tempo deve ficar instável com chuvas passageiras intercaladas com momentos de tempo seco em todas as regiões de Alagoas. As temperaturas ficam em torno de 21º e 28º.

 Também é esperada para o início da semana uma elevação da umidade.

“Deve haver um pouco de chuva, que  intercala com tempo mais seco até está quarta-feira (13). Até o fim do mês a temperatura deve aumentar”, explicou o meteorologista. (Com assessoria)