Cidades

Coordenador-geral do Sintufal diz que orçamento limita ações na Universidade

Davi Fonsenca diz que funcionamento da Ufal tem sido comprometido

Por Tribuna Independente 12/09/2017 07h55
Coordenador-geral do Sintufal diz que orçamento limita ações na Universidade
Reprodução - Foto: Assessoria

A edição do TH Entrevista desta semana recebeu o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal), Davi Fonseca, para avaliar a situação financeira da Universidade. A jornalista Evellyn Pimentel comandou esta edição do programa.

De acordo com Davi Fonseca, o funcionamento da Ufal tem sido comprometido por um orçamento que passa por severas restrições. Segundo ele, as limitações têm sido prejudiciais também aos servidores.

“A gente hoje tem parte do quadro da universidade, mais antigo, que está perto de se aposentar, tendo em vista todo o terrorismo do governo do Temer (...) e a gente não tem em vista reposição do quadro. A gente tem uma situação hoje que põe em risco o funcionamento para agora, mas também estruturalmente a universidade tem ficado numa situação de risco”, diz o coordenado-geral.

Fonseca também esclareceu que diversas categorias programam uma mobilização para o dia 14 de setembro, em Recife. “Não é só uma paralisação de técnicos, mas de docentes e outras categorias também. A gente vai fazer essa paralisação como forma de repudiar as medidas que o Temer tem anunciado”.

Ainda segundo o sindicalista, existe uma preocupação em torno das medidas propostas para o ano que vem, como o controle dos gastos em Educação que implicará no corte em investimentos nas universidades em todo o país.

“A partir de 2018, já começa a valer as regras da PEC dos gastos públicos. A gente tendo como referência esse orçamento que já foi todo decepado, ao longo do ano, contingenciado ao longo do ano e temos uma perspectiva ainda menor para o próximo ano. E o MEC mais uma vez atacando a autonomia das universidades e retirando parte do recursos que ficavam sob responsabilidade da universidade e eles têm acenado que não será mais assim”, alerta Davi Fonseca.