Cidades

Serviços socioassistenciais são levados a escolas da rede pública em Maceió

Ação é iniciativa do Ministério Público Estadual

Por Secom/Maceió 08/09/2017 07h48
Serviços socioassistenciais são levados a escolas da rede pública em Maceió
Reprodução - Foto: Assessoria

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) é parceira de um projeto que pretende combater a violência nas escolas públicas. Através do ‘Segurança na Escola’ – iniciativa do Ministério Público Estadual (MPE) -, os equipamentos sociais de Maceió levarão informações e serviços para as escolas públicas, trabalhando a prevenção de violações de direitos e combatendo as vulnerabilidades sociais.

O projeto-piloto será implantado na Escola Estadual Dom Otávio Barbosa Aguiar, no Benedito Bentes, e na Escola Municipal Denisson Menezes, Cidade Universitária. As duas unidades de ensino foram escolhidas por estarem localizadas em bairros onde há índices elevados de violência, colocando estudantes e professores em situação de vulnerabilidade.

“Vamos levar para estas unidades de ensino atendimentos de inserção aos programas sociais, além de palestras de orientação e identificação de casos de violação de direitos”, destacou a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha.

A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Benedito Bentes, Daniela Almeida, destacou que a unidade já trabalha nas escolas do bairro a questão das violações de direitos e, através do projeto-piloto, as escolas escolhidas receberão uma atenção maior. “Vamos levar palestras de busca ativa, onde apresentamos os serviços e trabalhamos a identificação de casos de violação de direitos. Será um trabalho voltado para a escola e a comunidade do entorno dela”, reforçou a coordenadora.

O calendário de atividades está sendo fechado pelo MPE.

Além da Semas – através dos Cras e Creas -, participam do projeto as secretarias municipais de Saúde e Educação, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran e secretarias estaduais.