Cidades

Secretaria divulga funcionamento das unidades de saúde no feriado desta 5ª

HGE e UE do Agreste irão funcionar normalmente; já os hemocentros irão fechar nesta quinta (7)

06/09/2017 18h53
Secretaria divulga funcionamento das unidades de saúde no feriado desta 5ª
Reprodução - Foto: Assessoria

As unidades mantidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irão funcionar em regime de plantão durante o feriado da Independência do Brasil nesta quinta-feira (7). Para isso, escalas foram montadas pelos gerentes e supervisores das unidades, visando assegurar o atendimento qualificado, humanizado e eficiente de todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a Gerência de Atenção Hospitalar da Sesau, todos os hospitais – HGE (Maceió), UE do Agreste (Arapiraca), Ib Gatto Falcão (Rio Largo), Arnon de Melo (Piranhas), Antenor Serpa (Delmiro Gouveia) e Quitéria Bezerra (Água Branca) irão funcionar normalmente no feriado. Os cinco Ambulatórios 24 Horas de Maceió – Denilma Bulhões (Benedito Bentes), João Fireman (Jacintinho), Assis Chateaubriand (Tabuleiro do Martins), Dom Miguel Câmara (Chã da Jaqueira) e Noélia Lessa (Levada) também abrirão sem interrupção.

A Clínica Infantil Deyse Breda (Levada), especializada no atendimento a crianças, principalmente em casos de asma, estará aberta para atender os usuários que necessitarem de assistência durante o feriado As Centrais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Maceió e Arapiraca também estarão em pleno funcionamento e, em caso de necessidade, devem ser acionadas por meio do telefone 192.

A gerente de Atenção Pré-Hospitalar da Sesau, Cristina Calado, orienta, no entanto, que, para receber um atendimento qualificado, é necessário que os usuários procurem os locais corretos. “Para os Ambulatórios 24 Horas devem ser encaminhadas vítimas de pequenos cortes, crises de asma, convulsões, viroses e dores em geral. Já para o HGE e UE do Agreste, o público-alvo são as vítimas de queimaduras, acidentes de trânsito ou de ferimentos por arma branca e de fogo”, informou.

Sem Atendimento

Durante esta quinta-feira (7), as Unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) do Trapiche e Farol, em Maceió, e o Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), em Arapiraca, não irão abrir. Também estarão fechados o Componente Especializado da Assistência (Ceaf), antiga Farmex, e o Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL), que voltarão a atender ao público na sexta-feira (8), em seus horários habituais.