Cidades

Invasões em prédio público são denunciadas por moradores do Centro

Moradores dizem que portas, móveis e até caixa d’água foram furtadas da Junta Médica de Maceió

Por Evellyn Pimentel 06/09/2017 08h47
Invasões em prédio público são denunciadas por moradores do Centro
Reprodução - Foto: Assessoria

Vizinhos do prédio da Junta Médica de Maceió na Rua Guedes Gondim, no Centro, reclamam de furtos e depredação do prédio público. Eles afirmam que as invasões são constantes e têm gerado medo na população.

Moradora da casa ao lado, uma senhora que preferiu não ser identificada afirma que o prédio foi desocupado no dia 2 de julho e desde então móveis, estruturas e até uma caixa d’água têm sido furtados do local.

Ela afirma que muitos vizinhos, inclusive ela, não querem ser identificados por que temem represálias.

“Minha mãe tem 86 anos e não consegue dormir a noite de tanto barulho que fazem para retirar essas coisas. Todos ficam com medo e não conseguimos dormir pelo entra e sai.  Levaram uma caixa d’água de 3 mil litros. Primeiro eles arrombaram o portão. Aí depois, quando colocaram correntes, eles começaram a escalar a grade e andar pelo telhado até a parte descoberta”, reclama

Dona Salete Gomes, de 65 anos, explica que as invasões tem perturbado o sossego da vizinhança.

“Tenho a idade de ser considerada e respeitada e eles não quiseram fazer isso. Aqui foi abandonado desde o dia 2 de julho e eles invadem aí e deixam todos os vizinhos preocupados. Já peguei várias vezes eles sentados na porta da minha vizinha, na minha mesmo”, diz.

Outros moradores confirmam as invasões e detalham que as ações ocorrem a luz do dia, mas que seria muito difícil realizar o flagrante, já que eles saem e entram com facilidade.

Dona Salete diz que a polícia também esteve nas imediações.

A reportagem da Tribuna Independente esteve no local. O portão tem sinais de arrombamento, mas está fechado com correntes e cadeados aparentemente novos.

A presença de guardas municipais foi constatada. Segundo os agentes municipais, a orientação recebida foi de fazer ronda no local. No entanto, eles não souberam afirmar o motivo do reforço na vigilância.

Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Gestão (Semge) confirmou as invasões e furto. Segundo a Semge, o prédio foi descoupado devido a problemas estruturais decorrentes das intensas chuvas. A data da desocupação não foi informada.

Ainda segundo o órgão, levantamentos iniciais constataram o furto de uma caixa d’água.

De acordo com a assessoria de comunicação do órgão, providências tem sido adotadas no sentido de coibir as ações dos vândalos

“A Secretaria Municipal de Gestão informa que a a Junta Médica foi transferida do prédio na Rua Guedes Gondim por conta de problemas na estrutura do imóvel, ocasionados pelas chuvas. O prédio pertence ao Iprev, que está adotando as medidas necessárias para o isolamento do local. A Guarda Municipal tem feito rondas constantes na região para coibir ações de vandalismo. Sobre o que foi furtado, foi constatado que uma caixa d’água foi levada do prédio”, diz a Semge por meio de nota.