Cidades

Visitas são suspensas em duas unidades prisionais de Alagoas no fim de semana

Reeducando diagnosticado com meningite está em tratamento no Hospital Hélvio Auto

Por Fonte: Tribuna Hoje com Seris e Sindapen 05/09/2017 15h56
Visitas são suspensas em duas unidades prisionais de Alagoas no fim de semana
Reprodução - Foto: Assessoria

A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) informa que a Gerência de Saúde está tomando todas as medidas necessárias para prevenção e promoção da saúde dos servidores e reeducandos que tiveram contato com o reeducando Medson Alexandre Borges, 22 anos, diagnosticado com meningite meningocócica.

Logo após ser diagnosticado com o vírus na segunda-feira (4), o apenado foi encaminhado para o Hospital de Doenças Tropicais Hélvio Auto (HDT) e já está recebendo os devidos cuidados da equipe médica da unidade. O estado é considerado grave, mas ele tem reagido à medicação.

A coordenadora de Doenças Imunopreventivas da Secretaria de Estado da Saúde, Claudeane Nascimento, esteve no Complexo Penitenciário para auxiliar no trabalho de profilaxia nas pessoas que tiveram contato direto com o reeducando.

A meningite meningocócica é um tipo de meningite bacteriana. A doença tem cura, mas o tratamento deve ser inciado o mais rápido possível após o diagnóstico. Por isso, as secretarias da Ressocialiação e Saúde estão trabalhando de forma integrada para garantir a saúde plena de toda a população carcerária.

Medson Alexandre Borges deu entrada no Complexo Penitenciário no dia 22 de agosto e cumpre pena no Presídio de Segurança Máxima.

Sindapen solicita suspensão de visitas

Sobre o caso, o Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas (Sindapen) solicitou à gerência de saúde do sistema prisional que as visitas à Casa de Custódia da Capital, o Cadeião, e o Presídio de Segurança Máxima sejam suspensas durante este final de semana.

De acordo com o comunicado pelo Sindapen, a medida serve para evitar “qualquer contato de visitantes com possíveis presos contaminados com a meningite”.

O sindicato recebeu o informe de que a gerência concordou com a solicitação e que um parecer foi emitido ao secretário com o mesmo pedido de suspensão das visitas. Após reunião entre a Seris e a Vara de Execuções Penais, foi confirmada a suspensão para este final de semana.