Cidades

Cerimônia na Praça São Sebastião marca o início da Flipontal

Abertura também contou com um desfile de moda produzido pelas artesãs do Pontal da Barra

Por Secom/Maceió 31/08/2017 09h12
Cerimônia na Praça São Sebastião marca o início da Flipontal
Reprodução - Foto: Assessoria

Teve início na noite dessa quarta-feira (30) a primeira edição da Festa Literária do Pontal da Barra, a Flipontal. A solenidade de abertura do evento literário foi realizada na Praça São Sebastião com a participação do vice-prefeito de Maceió, Marcelo Palmeira. Até o próximo sábado (02), maceioenses e turistas terão acesso a uma programação gratuita realizada em diversos pontos do bairro.

Para o vice-prefeito, a Flipontal enaltece a cultura do povo alagoano, além de promover a literatura e a arte na cidade. “Estou honrado em participar de um evento que homenageia figuras ilustres da nossa literatura e incentiva toda a comunidade a conhecer e participar das ações culturais. Precisamos prestigiar esses eventos para nos aproximar cada vez mais da nossa cultura”, ressaltou Marcelo Palmeira.

A cerimônia de abertura também contou com um desfile de moda produzido pelas artesãs do Pontal da Barra e com a apresentação do Grupo Fandango do Pontal e da Banda da Polícia Militar de Alagoas.

“É gratificante realizar um trabalho totalmente voltado para a cultura, educação e arte. Ver o projeto tomar forma nos estimula a realizar mais festas literárias em outras regiões da capital, pois literatura e livre leitura cabe bem em qualquer parte da cidade. Começamos pelo Pontal, bairro histórico e rico em cultura, mas acreditamos que seja o início de grandes festas literárias”, afirmou Vinícius Palmeira, presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac).

O presidente da Associação Cultural Lagoa do Sul e curador da Flipontal, Carlito Lima, explicou que a escolha do Pontal da Barra não foi por acaso. “O Pontal da Barra além de ser um bairro antigo, fica entre o rio e o mar, representando bem a nossa terra. Realizar a festa literária é a maior ferramenta para o incentivo à literatura”, pontuou.

A 1ª Flipontal é realizada por meio de uma parceria entre a Associação Cultural Lagoa do Sul, a Associação dos Artesãos do Pontal da Barra e a Prefeitura de Maceió. Em sua primeira edição, o evento homenageia a escritora Rachel de Queiroz e o jornalista e escritor Audálio Dantas com mesas de debates, palestras, oficinas, saraus literários, exposições, feira de livros, desfile de moda e apresentações musicais.

Também participaram da solenidade de abertura da 1ª Flipontal a presidente da Associação dos Artesãos do Pontal da Barra, Lígia Mino, a secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), Luciana Sagi, a diretora de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Maria José Pereira, e o historiador e general do Exército Brasileiro, Carlos Uchôa de Moura.